A MÁFIA...

Mafia.png

Lembro-me de uma série que passava na RTP aos domingos, cuja figura principal era Corrado Cattani, um inspector de polícia cuja vida era dedicada ao combate à Mafia italiana.

Recordo os "tentáculos" e as tramas da série que tornavam a luta daquele "D.Quixote" desgraçado uma tarefa nunca acabada e repleta de perigos, mesmo depois da sua família ter sido destruída pelo crime organizado.

Por cá, são juízes, polícias, militares, políticos, banqueiros e homens de negócios, jornalistas e quadros superiores, membros do clero, ... que tudo fazem para honrar os seus juramentos protegendo-se mutuamente.

Quem trabalha no seu dia-a-dia, consome uns jogos de futebol, umas músicas e se esforça para que o dinheiro chegue ao fim do mês para as compras no supermercado, para o seguro da carripana, para as propinas do filho mais velho e para os livros do mais novo, ... nem tem tempo para pensar em toda esta "engrenagem" e vive como que num mundo à-parte de toda esta elite de seres superiores que traça o destino de todos os outros, como lhes convém pessoalmente e das suas empresas... ou Bancos.

Foram estes políticos, estes homens de negócio, estes quadros superiores, ... que nos fizeram ficar endividados, construindo templos, estádios, auto-estradas, empresas públicas, ... que nós não pedimos nem quisemos ... mas que temos que pagar. 

António Olayo