GALARDÃO
Como se falou no Editorial, o Dr. Edgar Panão foi eleito Académico Honorário da Academia Portuguesa da História. Para conhecimento dos nossos leitores, damos nota do seu excepcional currículo:
EDGARD PANÃO
Dados biográficos
EDGARD PANÃO nasceu no dia 08 de setembro de 1925 ,no Solar dos Garridos, Quinta da Boiça de Baixo, freguesia de S. Miguel, concelho de Penela, distrito de Coimbra, filho de Joaquim Panão e de Maria do Carmo de Jesus, naturais dos Concelhos de Condeixa e de Coimbra. Portador do Bilhete de Identidade número 1428508, emitido em Aveiro, a 17 de fevereiro de 2002. Contribuinte número 114618356, (1) Foi batizado na Sé Velha, na cidade de Coimbra e passou, desde a infância, a residir, em Trás do Castelo, na Vila de Miranda do Corvo
Formação académica
Frequentou os Seminários Menor e Maior de Coimbra, durante sete anos, que abandonou no final do Curso de Humanidades, e, em Coimbra, passou a frequentar o Ensino liceal; posteriormente, em Viseu, (1949-1951),fez o Curso Complementar dos Liceus, com dispensa das Provas de Aptidão ao Ensino Superior, nas disciplinas nucleares de História e de Filosofia; concluiu o Curso da Escola do Magistério Primário.
Matriculou-se na Universidade. em Ciências Históricas e Filosóficas, no ano letivo de 1952/53, tendo concluído a Licenciatura, em 16 de julho de 1957, com a Tese em História.(Antónia Rodrigues, de Aveiro, A Heroína de Mazagão, onde vestida de homem,, combateu os mouros ).Concluiu, simultaneamente, o Curso de Ciências Pedagógicas,
Carreira profissional
1 Coimbra
Obteve, no Liceu Pedro Nunes, Lisboa, a aprovação no Exame de Admissão ao Estágio do Ensino liceal, (extremamente, rigoroso e seletivo; dos vinte concorrentes, apenas, cinco foram admitidos à prova oral e admitidos três); estagiou (1959-1960) no Liceu Normal de D. João III, em Coimbra, onde prestou Provas de Exame de Estado para Professor do 4º Grupo (História e Filosofia); mais tarde, em 1973, foi convidado para Metodólogo de História, por aposentação do Dr Alberto Martins de Carvalho.
2 Aveiro
Exerceu durante três anos o Ensino Primário (1953-1956), na cidade de Aveiro. Foi nomeado professor de Português e História, da Escola Comercial e Industrial, de Aveiro (!956-1959) e, simultaneamente, professor de Pedagogia e Didática Geral, Psicologia Aplicada à Educação e Didática A, teórico-prática, da Escola do Magistério Primário Particular de Aveiro.
No ano letivo de 1960/61, Professor Agregado foi colocado como docente no Liceu José Estêvão, de Aveiro.
3 Angola
Em 1963, nomeado Professor Efetivo do Liceu de Nova Lisboa, atual Huambo, Angola, colocado em Comissão de Serviço, sendo o primeiro Diretor da Escola do Magistério Primário, Professor de Pedagogia Geral e Psicologia Escolar, em Silva Porto, atual Kuito. Realizou séries de Palestras sobre~: Educação, Sistema Educativo e Inovação Pedagógica, na Associação Comercial/Escola do Magistério.
Em 1966, foi nomeado Reitor do Liceu Diogo Cão de Sá da Bandeira, atual Huíla, Angola; entretanto, foi nomeado pelo Diretor Geral do Ensino do Ultramar, Prof. Doutor Justino Mendes de Almeida, como Chefe dos Serviços Provinciais de Educação, de Timor, recentemente criados.
4 Timor
Em julho de 1966, no Palácio do Governo, em Díli, tomou posse daquele cargo; pelo desempenho e responsável pelo Serviço Provincial de Educação, recebeu louvor publicado, no Boletim Oficial da Província, nomeadamente, pelo trabalho desenvolvido para a criação e organização da Escola Comercial e Industrial de Timor, em Díli, a Escola de Práticos Agrícolas, em Fatu-Bessi, Viqueque, e na melhoria da Escola do Magistério Primário Elementar. Foi Relator de trabalhos relativos à Educação, em 1968,publicados no Boletim do Ministério do Ultramar.
5 Leiria
Em 1969, tomou posse do lugar de Professor Efetivo do Liceu Nacional, de Leiria, onde desempenhou os cargos de Vice-Reitor, Tesoureiro, Reitor, Coordenador de Estágios e Professor de Metodologia de História e Filosofia; pugnou pelas regalias dos alunos ,tendo integrado, pela primeira vez. nas turmas ditas normais, alunos invisuais e amblíopes. Foi afastado da Reitoria do Liceu, simplesmente, por ter “ideias democráticas”. ( Processo nº 1533/71-4ª Secção-D.S.Inf. ,da PIDE/DGS). Após a Revolução de 25 de abril, em outubro de 1974, foi nomeado, pelo Ministério da Educação e Cultura, Gestor do referido Liceu, cargo a que renunciou, após curto desempenho.
6 Aveiro
Em 1975, por concurso, foi colocado como Professor Efetivo de Filosofia, no Liceu José Estêvão, de Aveiro. Em 1977, precedendo concurso, e em Comissão de Serviço, iniciou a docência na Escola do Magistério Primário de Aveiro, de Professor de Pedagogia. Psicologia e Psicopedagogia. Foi eleito Diretor, em 6 biénios consecutivos, até 1989, ano do encerramento da Escola do Magistério; a formação de Professores passou a Ensino Superior, nos CIFOPS de Universidades e em Escolas Superiores de Educação. Foi eleito Vogal da Comissão Coordenadora dos Cursos de Educadoras de Infância, do Ministério da Educação. Empenhou-se, durante vários períodos, em colaborações várias com as Universidades de Aveiro e de Trás-os-Montes.
De acordo com a Direção Geral do Ensino Básico, a Escola do Magistério promoveu ,durante vários anos letivos, programas anuais de Formação Contínua extensivos a todos os Professores dos concelhos do Distrito de Aveiro.
Participou no Encontro de Professores da Universidade de Aveiro apresentando uma comunicação sobre a Formação dos futuros Professores do Ensino Primário.(“ Revista da Universidade de Aveiro. Série “Ciências da Educação” .Ano 2, Número 1e2,1981,pp 85-102) Fez a mesma comunicação, na Universidade de Trás-os-Montes, em Vila Real. Tendo em vista a criação das primeiras Escolas Superiores de Educação, em Portugal, participou em reuniões de trabalho com responsáveis de Escolas Normais Superiores, Escola Normal de Merignac, Bordeus.e Escola Superior de Formação de Professores de Málaga, Espanha
Integrou o Grupo de Trabalhos, nomeado pelo Magnífico Reitor da Universidade de Aveiro, para a “estruturar” a formação superior de Professores do Ensino Básico e Educadores de Infância. Foi convidado para Assistente de Metodologia de Português, da Universidade de Aveiro
Deslocou-se à Guiné-Bissau (1987),em colaboração com a Universidade de Aveiro, para seleção de candidatos a ingressarem, como Bolseiros, na Escola do Magistério de Aveiro e, posteriormente, frequentarem o CIFOP, da mesma Universidade.
Empenhou-se na criação da primeira Escola Superior de Educação, a de Viseu, na qual, sendo Diretor da Escola do Magistério, desempenhou a docência de Metodologia e Didática Prática e Orientação dos Estágios Pedagógicos, do Primeiro Ciclo.
Professor de Desenvolvimento Curricular e Metodologia Didática, exerceu durante três anos letivos, no Instituto Superior de Ciências Religiosas, de Aveiro
7 Estarreja
- 1990-1993, eleito autarca da Câmara Municipal, de Estarreja, como Vereador a tempo inteiro, assumiu os cargos de Vice-Presidente, Vereador da Cultura, Acão Social, Educação e Desportos; desempenhou, ainda, o cargo de Presidente da Câmara; por inerência, integrou o Conselho Fiscal da Lusitânia Gás, em Aveiro de cuja Assembleia Geral fundadora foi o Primeiro Secretário. Por sua proposta foi criada a Escola Básica Integrada, de Pardilhó, a primeira do Distrito de Aveiro. Por proposta sua foi aprovada a criação da Escola Básica Integrada de Salreu. Fez uma Comunicação, em Aveiro, as Escolas Básicas Integradas, no âmbito das atividades do Sindicato dos Professores. Foi nomeado assessor da Diretora da Educação Regional do Centro. Foi o responsável pedagógico da Cerciesta, de Estarreja, junto da DREC. Deu colaboração em artigos sobre “Educação”, no jornal de publicação mensal camarária. Companheiro do Club Rotário, de Aveiro (1977-2003).
Aposentou-se, em abril de 1993, como Professor de Filosofia da Escola Secundária José Estêvão, de Aveiro. Após terminada a longa gestão do negotium, passou ao ciclo do otium, a Escrita; assim vai tirando anos à idade e à idade dando mais anos!
- O primeiro documento civil escrito conhecido onde consta a Família Panão, data de 11 de janeiro de1613,registado no Treslado da escritura do Casal do Panão que António Fernandes Panão ( 28/11/1582- 12/10/1641) vendeu ao Real Convento de Jesus de Aveiro. (in, O Moleiro Inteligente. páginas 18,156 e 162 )
OBRAS DO AUTOR
- O Moleiro Inteligente. Ensaio Sobre Genealogia Popular-Burguesa
(Prolegómenos à Genealogia futura da Família Panão )
Edição do Autor – 2000 | Condeixa
2 A Fotobiografia de uma Família. Novo Ensaio Sobre Genealogia Popular-Burguesa
Edição do Autor – 2001 | Miranda do Corvo.
3. A Reconstituição das Famílias da Freguesia do Salvador, da Vila de Miranda do Corvo (Domiciliadas no Casco Velho e seus primitivos aros-1850-1950)
Edição da “Mirante-Cooperativa da Informação e Cultura, C.R.L.” Miranda do Corvo – 2002 | Coimbra.
4,Didáctica, Segundo Reynaldo
Edição do Autor – 2003 | Fermelã – Estarreja
- O Covseiro de Myranda Ensaio Sobre Cousografia ou maneira expedita de fazer História. Edição MinervaCoimbra – 2006 | Miranda do Corvo.
6. Cartas a Ana de Leonardo.
Edição MinervaCoimbra – 2007 | Coimbra.
7. Trautos de Miranda.
Edição MinervaCoimbra – 2008 | Coimbra.
8. Comentário, O outro lado da coisa.
Edição MinervaCoimbra – 2009 | Coimbra
9. Os Convencidos da Vida.
EdiçãoMinervaCoimbra – 2010 | Coimbra
10. O Tombo da República.
Edição MinervaCoimbra – 2011 | Coimbra
11. Cancioneiro Popular de Miranda.
Edição MinervaCoimbra – 2012 | Coimbra
12. O Bulário da Casa Grande.
Edição MinervaCoimbra – 2013 | Coimbra
13. Campos de Sombras.
Edição MinervaCoimbra – 2014 | Coimbra
14. Campos de Arruda.
Edição MinervaCoimbra – 2015 | Coimbra
15. Campos de Miranda.
Edição MinervaCoimbra – 2016 | Coimbra
Próxima publicação:
Padre Américo Monteiro de Aguiar (Padre Américo)
Ensaio breve de crestomatia prosopográfica
Editora: Ed. MinervaCoimbra-