OUTUBRO ROSA: O COMPROMISSO NA LUTA CONTRA O CANCRO

OUTUBRO ROSA1

 

Outubro é o mês internacionalmente dedicado à consciencialização sobre o cancro da mama, uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Neste contexto, a SHINE 2Europe tem-se destacado pelo seu envolvimento em projetos inovadores que visam melhorar a qualidade de vida e o tratamento de pacientes oncológicos. Liderada pela CEO Carina Dantas, a SHINE desempenha um papel essencial em iniciativas que utilizam a tecnologia para transformar o panorama do tratamento do cancro.

Evidencia-se o projeto RadioVal, uma iniciativa financiada pelo Horizonte Europa, na qual a SHINE tem colaborado com 15 outros parceiros internacionais para estudar como a inteligência artificial (IA) pode melhorar o tratamento do cancro da mama, focando-se na previsão da resposta à quimioterapia pré-operatória.

Além disso, a SHINE também faz parte do Medi-CaSE, uma Ação COST que pretende implementar uma rede de rastreio e diagnóstico precoce de cancro no Mediterrâneo, que terá a sua reunião de lançamento no próximo dia 24 de outubro em Bruxelas, com a participação de Carina Dantas como membro do Comité de Gestão em representação de Portugal.

Outro projeto de grande relevância é o LIVERATION, que se foca no tratamento do cancro do fígado, outro tipo de cancro de impacto global. A SHINE assume uma posição de liderança no envolvimento multissetorial, garantindo que as soluções desenvolvidas sejam adaptadas às necessidades dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Carina Dantas, CEO da SHINE, está profundamente envolvida em várias iniciativas europeias dedicadas à oncologia. Além de ser co-investigadora no projeto EUonQoL – Quality of Life in Oncology, que está a desenvolver uma ferramenta europeia unificada para a avaliação da qualidade de vida dos pacientes com cancro, Carina é membro do grupo de sobreviventes do Portuguese National Cancer Hub e atua em diversos conselhos consultivos de projetos internacionais, como o JANE (Joint Action Network of Expertise on Cancer), o 4P-CAN, que promove a prevenção personalizada do cancro e o CINDERELLA, que utiliza IA para apoiar as decisões de tratamento de pacientes com cancro da mama.

Neste Outubro Rosa, a SHINE reforça o seu compromisso com a luta contra o cancro, sublinhando a importância da investigação, inovação e da colaboração entre diferentes setores para oferecer diagnósticos e tratamentos mais eficazes. A campanha de sensibilização global destaca a urgência de apoiar iniciativas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e aproximam a sociedade de um futuro mais saudável e promissor para todos.

Flávia Rodrigues
Researcher | Communication