Tudo a roubar

Tudo-a-riubar.png

Dinheiro que era para carenciados foi usado para uma “vida de luxo” pela família que gere a Associação Mão Amiga ????????

Em Vila Nova de Gaia foi criada a Associação Mão Amiga, com o objectivo de ajudar pessoas desfavorecidas. Durante quase 8 anos, o Presidente e a respectiva família tiveram a oportunidade de viver uma vida de luxo.

Alguns amigos também foram beneficiados com o dinheiro que tinha destino a Associação Mão Amiga. Refeições em restaurantes, roupa, estadias em hotéis, calçado e muito mais, foram alguns dos luxos.

Agora, o Ministério Público está a acusar três arguidos deste esquema. De acordo com a CM, “uma vantagem criminosa de mais de 355 mil euros, valor que resulta da diferença entre os rendimentos dos arguidos e o património que possuem…“.

Só em compras de supermercado, gastaram 103 mil euros entre 2011 e 2013″, refere o CM, notando que também usaram as contas da Mão Amiga para comprar “óculos, lentes, colchões ortopédicos”, para pagar “multas à polícia municipal” e “despesas com seguros de saúde” e “despesas de familiares e conhecidos, como água, TV cabo e transportes”. Terão pago também impostos com os donativos da Associação.

O MP atesta que a Associação Mão Amiga comprou um BMW, através de um crédito de 28 mil euros e que, quando esse empréstimo foi pago, a filha do casal adquiriu a viatura por 1500 euros, quando esta valeria 35 mil euros.

De acordo com os dados revelados pela acusação, a Associação Mão Amiga de Gulpilhares recebeu donativos da ordem dos 85 mil a 96 mil euros, entre 2011 e 2013, mas apresentou sempre prejuízos nas contas. Entre 2012 e 2013, a Associação averbou 194 mil euros em receitas, mas só 4732 euros “foram para causas sociais”, refere o CM com base em dados da Segurança Social.

(CM. 6 JULHO, 2020) Pedro Dias