O que é política?
O diabo em figura de gente
Um garotinho se aproxima do pai e pergunta: "Pai, o que é política?" O pai diz: "Bem, filho, deixe-me tentar explicar desta maneira: eu sou o suporte econômico da família, então me chame de capitalismo. Sua mãe é a administradora de fundos, então chamaremos de governo. Estamos aqui para atender às suas necessidades, então você é o povo. A babá, vamos considerá-la a classe trabalhadora. E seu irmãozinho, vamos chamá-lo de futuro. Agora, pense sobre isso e veja se faz sentido".
O garoto vai para a cama pensando no que o pai tinha dito. Mais tarde naquela noite, ele ouve seu irmãozinho chorar e se levanta para ver o que houve. Ele percebe que o bebê fez cocô e precisa trocar a fralda. O garoto vai para o quarto dos pais e encontra sua mãe profundamente adormecida.
Não querendo acordá-la, ela vai para o quarto da babá. Como a porta está fechada, olha pelo buraco da fechadura e veja o pai na cama com a babá.
Então ele desiste e volta para a cama.
Na manhã seguinte, o garoto diz ao pai:
- "Pai, acho que agora entendo o conceito de política".
O pai diz: "Ótimo, filho, diga-me com suas próprias palavras do que se trata a política".
O garoto responde:
"Bem, enquanto o capitalismo está ferrando a classe trabalhadora, o governo está profundamente adormecido, o povo está sendo ignorado e o futuro tá cheio de m(*)rda.
Nota:
Anedota em versão brasileira, não vão Costa e Marcelo sentir-se “atacados”: Costa às voltas com os tiraços fogueteados pelo outro Costa (ex-BP, não a petroleira), acrescidos com os da CML e os de Caminha, onde não o deixam adormecer; Marcelo com os de Costa e dele próprio numa espécie de vice-versa a ver se livram as costas, que vão coçar a Qatar.
As “alterações climáticas” estão a atacar em força! Venha de lá uma boa “ventania” para limpar o “esterco” que por aí abunda. Vamos lá, pontapé na bunda!