Qual a origem e significado da palavra "puta"?

Puta.png

Hoje em dia, puta tem um significado bastante conhecido, que se prende essencialmente com o grande nome que é dado em Portugal a uma mulher promíscua, vulgo uma prostituta, alguém que vende relações sexuais por dinheiro.

Porém, por mais estranho que isto possa parecer, Puta parece ter sido uma deusa romana que presidia à poda das árvores.

É mencionada por Arnóbio – e não conhecemos que outrem o tenha feito - , no seu livro “Contra as Nações”, sendo provável que essa informação tenha vindo de uma famosa obra de Varrão que já não chegou aos nossos dias.

Nada mais nos é dito sobre esta figura mitológica, mas - sem qualquer apoio de informação real - alguns autores parecem considerar que as sacerdotisas desta deusa se prostituíam, o que supostamente teria levado ao seu uso pejorativo ao longo dos séculos. Mas têm esses autores razão?

 

Uma puta?

A resposta é um ressonante "não!", não só pela falta de informação real que apoie essas ideias, mas também pelo próprio contexto da referência na obra de Arnóbio - surge numa sucinta referência a diversas divindades, como Peta (deusa das preces), Patelana e Patela (deusas das coisas reveladas e ainda por revelar) ou Noduterense (deus associado à separação do grão), entre outros. Nada mais nos é dito sobre cada uma dessas figuras divinas dos Romanos, sendo apenas dadas por mero exemplo - o autor continua o seu argumento apontando a estranheza que é ter divindades associadas a todas as coisas - "Osílago, que dá aos ossos a sua solidez, não teria nome [se não existissem ossos]? (...) Existem deuses encarregados de coisas que ainda não foram criadas?"

 

Em suma, tratando-se Arnóbio de um autor cristão, se a esta deusa fosse associado um culto com contornos sexuais, certamente que isso também seria mencionado na sua obra, até para poder criticar ainda mais o Paganismo - mas nunca o é!

 

Mas então, qual é mesmo a origem e significado da nossa palavra portuguesa "puta"? Um dicionário consultado diz que esta palavra tem "origem controversa", mas devemos apontar que em Latim até existiam as palavras putus e puta, que podiam significar "puro/pura/puras" (provavelmente num sentido de castidade) ou "homem jovem". Faria, nesse último contexto, sentido construir o seu feminino como puta, para significar uma "mulher jovem" (ou rapariga, como dizemos em Portugal, ou moça, como se diz no Brasil). Mas será então possível que a palavra latina, com um sentido original de uma mulher jovem e/ou casta, tenha ao longo dos séculos obtido um sentido satírico, até acabar por derivar na significação pejorativa que tem nos dias de hoje? É possível que sim - se não o sabemos com certeza absoluta, podemos é afirmar, sem quaisquer dúvidas, que o seu significado nos nossos dias não provém de qualquer culto, potencialmente sexual, de uma obscura deusa romana, como muitos dizem erradamente!

Adaptado de texto

Em Mitologia em Português