Sobrevivência e preparação

SOBREVIVER4

 

Ainda mais itens importantes a levar consigo.


- Protetor Solar


Embora não seja uma emergência, será sempre importante ter este artigo nas nossas vidas, pois caso a sua atividade dure várias horas, será sempre necessário passá-lo.


- Repelente de insetos


Não só, mas também, ao se planear uma caminhada, um dia na praia ou até mesmo uma noite de acampamento, as pessoas esquecem-se dele. Não deve acontecer, pois os insetos não causam apenas irritações na pele, mas também transmitem doenças. Por isso, sempre que for para locais pouco urbanizados, com presença de vegetação, perto de rios ou lagos, lembre-se de o usar e de o manter no seu kit.


- Higiene Pessoal


Lembre-se de separar alguns produtos básicos de higiene como papel higiénico e sabonete antibacteriano, que podem ser muito úteis para limpar ferimentos e manter o seu corpo o mais limpo possível. Escova e pasta dos dentes, toalhetes, talvez um creme amaciador ou shampoo, também podem ser itens necessários.
As mulheres precisam de produtos diferenciados e mais focados, por isso, devem ter o cuidado de ter sempre à mão tudo o que mais lhes for necessário.


- Facas, Canivetes, Serras e Facão/Catana


Uma lamina, especialmente acima dos 8cm de tamanho, é uma das ferramentas mais úteis em situações e/ou ocasiões extremas de sobrevivência, pois podem ser utilizadas para criar ferramentas, caçar ou pescar, preparar alimentos, além de outras funções, incluindo higiene ou algo dentro da área médica.
A minha recomendação é para que a sua mochila contenha pelo menos duas ou três facas/canivetes de tamanhos diferentes, sendo uma grande para realizar tarefas mais pesadas e outra(s) menor(es) para pequenos trabalhos.
A serra servirá para processar madeira para a fogueira, mas também para cortar ossos mais duros numa qualquer peça de caça. Em zonas frias, pode até cortar pedaços de gelo de forma a construir um abrigo.
Por outro lado, não dá para entrar na mata serrada sem ter uma catana como suporte, ou para cortar algum alimento ou até para se defender das diferentes ameaças que podem surgir. Mesmo junto ao acampamento, pode cortar a vegetação de forma a ficar com uma superfície mais lisa.


- Ferramentas


Absolutamente, o primeiro instrumento que deseja ter no seu arsenal é um multifunções. Os mais caros irão durar mais e há múltiplas opções no mercado. Também, não esquecer de colocar supercola, massa epóxi e fita adesiva de boa resistência na bolsa de ferramentas.
Poderá também juntar uma pequena chave inglesa e um “pé-de-cabra”.


- Lona e Corda


Por último, mas não menos importante, não deixe de incluir na sua mochila vários rolos de corda e uma lona de media/boa qualidade. Recomendo um mínimo de 2x2m ou 3x3m, para que caso seja necessário, se possa fazer um abrigo capaz de uma ampla área de cobertura.
Além do auxílio ao abrigo, as cordas podem ser utilizadas em diversas situações, desde amarrar algo, subir/descer um obstáculo, ajudar alguém que ficou preso/retido num buraco, manter os seus pertences seguros, criar armadilhas, pescar ou até ajudar a contornar obstáculos que se apresentem no seu caminho. Uns 30 metros de corda com 4 a 8 mm de diâmetro devem chegar. Se necessário, e se se deslocar para uma área mais montanhosa, algo mais robusto deverá ser levado.


- Manta térmica


Além de levar objetos que façam fogo, deverá reservar espaço para ter uma manta térmica. Esta pode ajudar a preservar o calor natural do seu corpo e assim salvar de uma possível hipotermia, caso o ambiente esteja muito frio, ou servir de refletor da exposição direta à luz do Sol. Por norma, acompanha os materiais do estojo de primeiros socorros.

 

José Ligeiro