Sobrevivência e preparação. O que esperar se uma lei marcial for declarada

SOBREV3

 

À medida que a sociedade se aproxima cada vez mais de um colapso total, o mundo à nossa volta parecerá desmoronar-se. As infraestruturas colapsarão, as empresas fecharão e as instituições entrarão em decadência. Eventualmente, tudo ficará tão caótico que o governo, local ou central, provavelmente imporá a lei marcial.


Teoricamente, esta ocorre quando os militares substituem as autoridades porque o governo civil é incapaz de fazer o seu trabalho e proteger o povo. No entanto, isto é bastante diferente do que normalmente acontece. Em vez de os militares declararem a lei marcial, é o governo civil que a declara, essencialmente implementando um regime autoritário, quase ditatorial.


Quando acontece algo que pode criar a necessidade de uma evacuação geral, pode acontecer que nem todos os funcionários governamentais peçam este procedimento por não receber a ordem ou não a aceitar, e neste caso, nem todos obedecerão. Vários milhares de pessoas permanecerão no sítio, e algumas delas aproveitarão a cidade quase vazia para saquear. Tal atividade é comum após qualquer desastre.
Ao deliberar esta lei, que pode ser provisória para facilitar as movimentações das massas populares de um lado para o outro, as autoridades suspendem os direitos das pessoas, supostamente num esforço para as proteger. A probabilidade dos criminosos as ignorar é elevada, criando as condições necessárias para que possam executar os seus desejos sem barreiras.


O nosso governo, independentemente de qualquer outra consideração, e a todos os níveis, acredita que tem o direito de instituir a lei marcial sempre que achar conveniente e mesmo que o governo central nunca declare esta lei, os governos locais têm esse direito, mesmo sem uma ordem executiva.
Além disso, o que qualquer um de nós poderá fazer se um governo decidisse instituir a lei marcial? Vamos nos rebelar contra eles por isso? Vamos nos organizar como uma milícia e iniciar uma guerra civil? Embora alguns possam falar em fazer tais coisas, a probabilidade de acontecerem é muito baixa.


Mesmo assim, qualquer gabinete governamental que declarasse esta lei precisaria de um bom pretexto para o fazer. Caso contrário, acabariam em tribunal com uma dúzia de grupos cívicos diferentes a processá-los pelas suas ações.
Perante isto, o que podemos esperar se o governo declarar a lei marcial? Dez situações que podem acontecer sem uma ordem especifica:
- Recolher obrigatório
- Impressão digital e identificação
- Controlo de hospitais e instalações de emergência
- Redução de direitos
- Restrições para viajar
- Confiscar armas de fogo
- Proibir vendas de certos bens ou artigos
- Possível Racionamento de Recursos
- Possível confiscação de alimentos para redistribuição
- Tomar posse de Negócios e serviços

 

José Ligeiro