A POLÍCIA MUNICIPAL DE COIMBRA VAI FAZER 20 ANOS

DESTAQUE4

 

Depois de um entusiasmo desmesurado feito pelo senhor Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, para com as multas feitas pela Polícia Municipal, eis que entrou em quase esquecimento.

O que vai sendo hábito estes entusiasmos efusivos e mais tarde transformados em “brinquedos” sem interesse. Também já tinha acontecido com os espetáculos dos Coldplay. O entusiasmo do senhor Presidente passava por apresentar dados, comparando a Coimbra calma com uma Coimbra dinâmica, onde ia buscar dados de uma cidade americana com constantes espetáculos de música POP e o dinheiro a rolar em Coimbra - era a imagem que prometia.

Coimbra prometia transformar-se numa cidade onde jorrava dinheiro para qualquer investidor que aqui viesse assentar arraiais! Isto para justificar a fortuna dada pela Câmara à empresa que contratou o grupo britânico.

Mas passou a onda e baixou o entusiasmo. Falar dos Coldplay é colocar os cabelos em pé do senhor Presidente, José Manuel Silva, que diz mecanicamente: “ a seu tempo apresentaremos contas!”.

Da mesma forma aconteceu com o entusiasmo das multas. A promessa era que deixaria de haver carros mal estacionados nem trotinetas abandonadas de qualquer maneira para bem do escoamento da cidade ou dos cofres da Câmara.

Igualmente a onda passou e baixou o enorme entusiasmo, fazendo lembrar os adolescentes que deixam inacabados e abandonados os seus projetos pelos cantos do quarto, mas só faz lembrar!

Na realidade o aniversário da Polícia Municipal (PM) de Coimbra vai recordar a sua existência. Este ano vai ser comemorado com a Câmara Municipal de Coimbra.

O Ponney soube que vai ser chamado o primeiro Comandante Lobão, e nosso amigo, para as cerimónias do aniversário. Estamos em crer que possam dar a palavra ao primeiro comandante da Polícia Municipal de Coimbra.

Esperamos que convidem também o Comandante Celso Marques que em 2013 dizia ao jornal As Beiras que a Polícia Municipal de Coimbra “não é a polícia das multas, mas que existe para existir o cidadão e melhorar a sua qualidade de vida” e que comemorava o aniversário da PM de Coimbra sem Presidente nem Vereador com o pelouro.

Desta vez vai haver festa com a Câmara de Coimbra a organizar e que festa esperamos que seja com o discurso de Lobão sobre o espírito da Polícia Municipal.

A realidade é que, depois do entusiasmo de José Manuel Silva, os carros continuam a amontoar-se em cima dos passeios de forma desorganizada e as trotinetas abandonadas no meio dos passeios a impedirem a passagem de peões que têm, muitas das vezes têm que passar para a estrada para passarem.

Isto quando os utentes das trotinetas não andam aos zigue-zagues pelas estradas sem capacete.

O entusiasmo para passar multas é desnecessário, mas a boa gestão da Polícia Municipal é urgente. Ainda para mais perante tantas obras a acontecerem ao esmo tempo em Coimbra.

FG