ACIDENTE COM DOIS AUTOCARROS
Um acidente, ocorrido nesta passada terça feira, 4 de Junho de 2024, quando um autocarro dos SMTUC despistou-se e embateu num segundo autocarro, ambos circulavam na rotunda junto à entrada dos Hospitais da Universidade de Coimbra (na Praceta Professor Mota Pinto).
O alerta tinha sido dado pelas 10h02 e um dos motoristas sofreu ferimentos ligeiros, devido ao embate. Alguns passageiros partiram os vidros para poderem sair de um dos autocarros.
O que está na origem deste acidente ainda está por apurar pelas autoridades, mas O Ponney soube que o tipo de autocarro que se despistou, embatendo num outro autocarro, faz parte do grupo de autocarros importados e comprados pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), onde cada autocarro, trazia três sistemas de segurança:
1.Um sistema de análise de álcool em que o autocarro não anda sem que o motorista sopre no balão;
2. Um sistema chamado "homem morto", permitindo que o motorista use um pedal do lado esquerdo impedindo que o carro se movimente. Um sistema de bloqueio completo do autocarro (por isso a razão de se chamar “homem morto”;
3.Por último, o sistema de gravação de imagem, que em caso de alerta do sistema "homem morto" guarda em filme com os últimos 15 minutos sobre o que aconteceu, para poder ser estudado o que motivou ao bloqueio do autocarro pelo motorista.
No entanto, todos estes sistemas foram desativados após terem sido adquiridas pela CMC compraram as viaturas segundo informação que nos chegou ao O Ponney.
A questão é porque razão desativaram estes 3 sistemas que já vinham nos autocarros? A explicação ainda está por dar.
A realidade é que se estes sistemas estivessem ativos o Conselho de Administração (CA) dos SMTUC passava a ter uma melhor informação para poderem avaliar os trabalhadores de maneira mais concreta. Mas aparenta que a administração dos SMTUC não querem ter tanta informação.
Assim como o Conselho de Administração dos SMTUC sabe bem que uma grande parte dos autocarros que circulam em Coimbra não têm ar condicionado a funcionar ou têm-no avariado. O Ponney sabe de alguns casos onde os motoristas, depois de muitas horas com calor insuportável dentro do autocarro, sentem-se mal, chegando a debilitar os sentidos para a condução. Apesar desta informação e dos muitos casos de queixas por parte dos motoristas a verdade é que ainda não foram tomadas medidas adequadas para as perfeitas condições de trabalho dos motoristas dos SMTUC. Esta situação já se arrasta há mais de 3 anos.
O Ponney soube que um dos motivos deste desastre em frente aos HUC, nesta quarta-feira, foi o facto de o motorista, do autocarro que bateu, já estar a sentir-se mal pelo aquecimento do autocarro que para além de ser retirado os 3 sistemas de segurança, também não tinha ar condicionado a funcionar - segundo informações dadas pelos colegas.
A absoluta necessidade de se reverem todos os autocarros (reposição dos sistemas de segurança e ar condicionado) é absolutamente necessário para que as pessoas possam andar mais de transportes públicos em Coimbra com evidente segurança.
Muitos passageiros reclamam pela falta de condições dos transportes públicos em Coimbra contrariando as aclamadas medidas ambientais. A realidade é que continuam por corrigir o que é mais básico nos SMTUC. Pelo que se vê pouco ou nada há de novo com a nova administração dos SMTUC a não ser aumentando as despesas da Câmara de Coimbra.
AF