ANTÓNIO CARVALHO DA COSTA

Mario-Torres85.png Mario-Torres-2.png

Nascido em Lisboa a 20 de abril de 1650, António Carvalho da Costa dedicou os primeiros anos das suas investigações científicas ao estudo da Astronomia, Geometria, Cosmografia e Hidrografia, tendo, entre 1676 e 1686, publicado cinco obras de divulgação científica nessas áreas.

Nas três primeiras obras, o autor surge referenciado como "Matemático lusitano, natural de Lisboa", sendo a «Astronomia Metódica», de 1683, a primeira em que acrescenta a qualidade de "Padre".

No «Compêndio Geográfico» (1686) assume-se como "Capelão" da personalidade a quem dedica a obra: D. Manuel Coutinho de Meneses, filho segundo de D. António Luís de Meneses, 1.º marquês de Marialva e 3.º conde de Cantanhede.

"Clérigo do hábito de São Pedro, matemático, natural de Lisboa" é como se apresenta nos três tomos da sua obra mais conhecida: «Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do famoso Reino de Portugal, com as notícias das fundações das Cidades, Vilas e Lugares, que contém; Varões ilustres, Genealogias das Famílias nobres, fundações de Conventos, Catálogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edifícios e outras curiosas observações», obra monumental, num total de 1846 páginas de texto, em cuja produção consumiu anos de vida, a saúde e os seus bens, sempre com a preocupação de produzir trabalho útil para os leitores e colmatar lacunas que inferiorizavam Portugal face às restantes nações europeias.

Faleceu em Lisboa a 27 de novembro de 1715, tendo sido sepultado no claustro do Convento do Carmo.

 

BIBLIOGRAFIA DE ANTÓNIO CARVALHO DA COSTA

«Via Astronómica: primeira parte» [Fábrica do globo e trigonometria plana e esférica], Lisboa, Francisco Vilela, 1676.

«Via Astronómica: segunda parte» [Tratados da navegação, das estrelas, dos eclipses da lua e dos eclipses do sol], Lisboa, António Craesbeeck de Melo, 1677.

«Tratado Compendioso da Fábrica e Uso dos Relógios de Sol», Lisboa, António Craesbeeck de Melo, 1678.

«Astronomia Metódica» [Teórica do sol, teórica da lua, teórica dos planetas menores]. Lisboa, Francisco Vilela, 1683.

«Compêndio Geográfico» [Construção dos mapas universais e particulares, fábrica das cartas hidrográficas, hidrografia dos mares e descrição geográfica das terras], Lisboa, João Galrão, 1686.

«Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do famoso Reino de Portugal, Tomo Primeiro» [Províncias de Entre-Douro-e-Minho e de Trás-os-Montes], Lisboa, Oficina de Valentim da Costa Deslandes, 1706.

«Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do famoso Reino de Portugal, Tomo Segundo» [Províncias da Beira e do Alentejo], Lisboa, Oficina de Valentim da Costa Deslandes, 1708.

«Corografia Portuguesa e Descrição Topográfica do famoso Reino de Portugal, Tomo Terceiro» [Províncias do Algarve e da Estremadura], Lisboa, Oficina Real Deslandesiana, 1712.

Manuscritos inéditos:

«Tratado da redução geométrica e esfera, com outros tratados matemáticos».

«Corografia insulana ou notícia topográfica de todas as ilhas sujeitas a Portugal».

Mário Torres 

 

NOTA:

ANTÓNIO CARVALHO DA COSTA, "Corografia Portuguesa: Comarcas de Coimbra e de Montemor-o-Velho"

Recolha de textos e notas por Mário Araújo Torres

Pedidos por mensagem privada para Mário Torres