Coimbra a cores – CCIII

Casa-da-Nau-Oleo-Maria-Alcina.png

Casa da Nau - Óleo s/ tela - Maria Alcina

 

Maria Alcina Castello Branco Bastos nasceu no Brasil em 1944.  Cursou o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, com os mestres Jayme Pereira Ramos e o escultor Honório Peçanha.

Lecionou Pintura Livre na Associação Brasileira de Desenho no Rio de Janeiro

Visitou pela primeira vez o nosso país em 1982, tendo exposto os seus trabalhos em Coimbra e Leiria. Volta a Portugal em 1987, a convite do Diretor da Casa Museu Maria da Fontinha (Castro d' Aire), Dr. Arménio de Vasconcelos, e ali pinta o teto da capela do referido museu, tendo permanecido até ao ano seguinte. Em 1992 instala-se definitivamente em Portugal em 1992, passando a viver e onde começa a desenvolver a sua atividade artística.

Expôs individualmente no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Niterói, Chapecó, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa e Pombal. Em Coimbra, também individualmente, expôs em 1982, 1997 e 2004.

Tem participado em várias exposições coletivas tanto no Brasil como em Portugal e conquistado dezenas de prémios (medalhas de ouro, prata, bronze, menções honrosas, etc) nos mais variados certames.

Encontra-se representada em museus no Brasil e em Portugal e em coleções particulares na Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Israel, Japão, Noruega, Porto Rico, Portugal, Uruguai e U.S.A.

Carlos Ferrão