COIMBRA MAIS SUSTENTÁVEL:ENTIDADES LOCAIS REUNIRAM-SE PARA DISCUTIR O FUTURO
Esta quarta-feira, a cidade de Coimbra foi palco de um evento de relevância, ao acolher a Sessão Conjunta dos projetos OneAquaHealth e GreenerAge. Esta iniciativa reuniu uma série de entidades proeminentes da cidade, todas unidas por um objetivo comum: promover a sustentabilidade da comunidade local. O cenário escolhido para esse encontro foi na Antiga Estação Elevatória do Parque em Coimbra.
O evento foi coorganizado pela Universidade de Coimbra, através do seu Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Freshwater Ecology MARE UC), em parceria com a SHINE 2Europe, organização de investigação aplicada da região Centro, de orientação social, que mobiliza recursos para a implementação das suas iniciativas inovadoras. A denominação do encontro, "OneAquaHealth e GreenerAge: Juntos para uma Coimbra mais Sustentável," sublinha o seu propósito: apresentar ambos os projetos e fomentar diálogo entre os principais intervenientes locais acerca de sustentabilidade ambiental e da saúde dos ecossistemas naturais e humanos na cidade.
O projeto OneAquaHealth, sob a coordenação da UC-MARE e com a parceria da SHINE, é financiado pelo programa Horizonte Europa. O projeto tem como meta a utilização de observações ambientais para orientar políticas relacionadas com a saúde dos ecossistemas aquáticos e humanos em ambientes urbanos. A Aliança Local de Stakeholders do projeto OneAquaHealth, também reunida no evento, inclui entidades públicas e privadas relevantes para o setor, decisores de políticas, comunidade educativa, IPSS, ONGs e indústria, que desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento do projeto nos próximos anos.
A SHINE 2Europe, por sua vez, realizou um evento multiplicador do seu Projeto GreenerAge, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Este projeto visa elevar a literacia ambiental de adultos com mais de 55 anos, incentivando a adoção de comportamentos mais sustentáveis e promovendo uma cidadania ativa.
A sessão foi aberta por Maria João Feio da MARE e Carina Dantas da SHINE, ambas promotoras do evento, que introduziram os projetos OneAquaHealth e GreenerAge. Carina Dantas manifestou que o encontro foi "muito enriquecedor para cidadãos, universidades, escolas, unidades de investigação, decisores políticos e outras entidades presentes, que demonstraram o seu interesse e empenho na colaboração entre organizações da cidade e na partilha de conhecimento. Esta dedicação e compromisso dão esperança a uma Coimbra mais sustentável, com organizações empenhadas em moldar o futuro da cidade e que planearam já ações práticas com base no que foi partilhado durante esta sessão pública."
A sessão continuou com diversas apresentações de membros da Aliança Local de Coimbra do OneAquaHealth, que trouxeram à partilha iniciativas relevantes bem como os seus compromissos e expectativas para o projeto. Participaram Nathalie Nunes do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Lúcio Meneses de Almeida da Administração Regional de Saúde do Centro, Ana Margarida Silva do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro (Solum-Sul), Elisabete Pitarma da Cáritas Diocesana de Coimbra e José Raposo do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra. Na sequência das diversas apresentações teve lugar um debate animado sobre sinergias e colaborações a encetar.
A Aliança Local de Coimbra do OneAquaHealth continua aberta a parceiros interessados em contribuir para a gestão da saúde, dos ecossistemas aquáticos urbanos e para o bem-estar dos cidadãos. As entidades que estiveram presentes no evento de ontem - ou outras que tenham conhecimento da iniciativa - e desejem integrar a Aliança podem entrar em contacto com a equipa do OneAquaHealth.
Seguiu-se Inês Saavedra, gestora do GreenerAge, que apresentou os resultados do projeto, incluindo uma plataforma online acessível e gratuita, um compêndio de dicas práticas para o dia-a-dia, um manual de formação para educadores de adultos e recomendações políticas. Os materiais desenvolvidos receberam elogios do público presente, que manifestou muito interesse em utilizá-los após a sua disponibilização gratuita em fevereiro de 2024.
Flávia Rodrigues