“EM COIMBRA, SÓ DORME NA RUA QUEM QUER”
A Câmara de Coimbra vai realizar neste mês de Novembro o“Encontro do Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C)”, organizado pelo Grupo de Trabalho Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, mas infelizmente a senhora Vereadora Ana Cortez Vaz, com o pelouro da Ação Social, em Abril de 2022, durante uma reunião de Câmara disse que «em Coimbra, só dorme na rua quem quer».
Link para confirmar: https://www.youtube.com/watch?v=MP0IDxl-71Q&t=6773s
Ao minuto 1:48 a 1:49.
O que se pergunta em Coimbra é: será que quando a senhora Vereadora Ana Cortez Vaz tomou posse, a questão dos sem abrigo estava resolvido e à medida que o novo executivo tomou posse a situação social das pessoas sem-abrigo foi piorando?
A realidade é que a senhora Vereadora Ana Cortez Vaz, nunca pediu desculpa pela falta de sensibilidade e que demonstra a sua atitude em relação aos sem-abrigo de Coimbra.
Por outro lado, nos últimos nove meses, a delegação de Coimbra do Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA) registou um aumento de 30% nos pedidos de ajuda. Segundo Helena Igreja, responsável pela delegação, as solicitações vêm de famílias, pessoas em situação de sem-abrigo ou em risco de perder a habitação, incluindo muitos migrantes de países como Índia, Irão e Colômbia.
Os factos demonstram que Coimbra aumentou para 272 que é o número de pessoas sem-abrigo na cidade de Coimbra, de acordo com o relatório municipal relativo a 2023, revelado em reunião camarária. Considerando as duas categorias (definidas por lei) de pessoas sem-abrigo, 103 são “sem teto” e 169 “sem casa”, ou seja, neste último caso, pernoitam em alojamentos temporários.
Dos cidadãos sinalizados nestas condições, 82% são homens. Em geral, “possuem baixa escolaridade e os seus rendimentos, na grande maioria, são provenientes de prestações sociais, sobretudo o RSI”, explicou a vereadora Ana Cortez Vaz. “Em Dezembro, e atualmente, que tenhamos conhecimento, não há nem havia nenhum sem-abrigo menor de idade”, referiu a senhora Vereadora que tinha dito que “em Coimbra, só dorme na rua quem quer”.
Perante estes dados que envergonham a cidade universitária e que é uma informação que deveria envergonhar todos os “embaixadores de Coimbra”. Por isso o executivo municipal entendeu combater este problema grave promovendo um “Encontro do Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C)”marcado para o próximo dia 7 de Novembro, das 9h30 às 17h30, no auditório do Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
Este “Encontro do Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C)” tem por objetivo promover a partilha de boas práticas, a difusão de conhecimento e experiência nesta área, bem como fomentar o convívio e as interações sociais entre vários NPISA e também entre técnicos, num espírito de cooperação.
Muitos conimbricenses questionam-se se é necessário criar um evento para a partilha de conhecimento, na resolução deste problema que pela sua seriedade e delicadeza deveria dar prioridade à resolução prática.
Este é o encontro, que faz aguardar a solução, vai ter início às 10h00, com a sessão de abertura, que vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, da diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Maria Manuela Veloso, e do gestor executivo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), Henrique Joaquim. Às 10h30, Henrique Joaquim fará uma intervenção no âmbito da ENIPSSA 2025-2030, talvez com uma proposta de solução para este problema das pessoas sem-abrigo que não querem dormir na rua.
Depois, se ainda não houver solução, segue-se o painel “NPISA: Estrutura Local de parceria”, pelas 11h00, que vai contar com as intervenções de Ana Cortez Vaz, vereadora da Ação Social da CM de Coimbra e coordenadora do NPISA Coimbra, Olga André da CM de Leiria e coordenadora do NPISA Leiria e Sónia Ruivo da CM da Figueira da Foz e coordenadora do NPISA Figueira da Foz.
À tarde, pelas 14h30, decorrem três workshops temáticos, designadamente sobre “Prevenção” (com Lisete Cordeiro, da Associação Inpulsar), “Equipas de Rua” (com Dora Rigueiro, da Associação Integrar) e “Elaboração e acompanhamento do Plano Individual de Intervenção” (com David Sousa, da Associação Fernão Mendes Pinto). A apresentação das conclusões vai acontecer pelas 16h00 e os trabalhos encerram com a intervenção da vereadora da Ação Social da CM Coimbra e coordenadora do NPISA Coimbra, Ana Cortez Vaz, a mesma Vereadora que em 2022 considerava que, em Coimbra, só dormia na rua quem queria.
A programação do mês da RSC é preparada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra (apesar do aumento das pessoas a dormirem nas ruas de Coimbra), através da Divisão de Ação Social e pelos Grupos de Trabalho da RSC (constituídos pelos parceiros do Conselho Local de Ação Social), com atividades dirigidas tanto à comunidade em geral como a grupos populacionais específicos.
JAG