INÊS

Louza-Henriques3.png

Ai Menina Inês, que impressão a Menina me Fez.., A nossa Bela Inês! Só em Coimbra meu Amor! Este Post dá-me um Prazer imenso por ser o Amor na minha Cidade, Foi assassinada por intriga de Poder e de Amor, Um amor Devoto por Pedro, Pedro I, herdeiro do Trono de Portugal no ano de 1355 nos início de Janeiro a mando do Rei,  Tinha apenas 30  anos. De Pedro, o  futuro rei D. Pedro I de Portugal teve 4 filhos.

Em Junho de 1360  Pedro  legitima os filhos ao afirmar que se tinha casado secretamente com D. Inês,  no ano de  1354, em Bragança. A palavra do rei, do seu capelão e de um seu criado foram as provas necessárias para legalizar o casamento.

A popular lenda da cerimonia do beija-mão na coroação de Inês de Castro correu estórias e lenda romântica. A tétrica cerimónia da coroação e do beija-mão à Rainha D. Inês, já morta, que D. Pedro pretensamente teria imposto à sua corte e que se tornaria numa das imagens mais vívidas no imaginário popular, teria sido inserida pela  1ª vez nas narrativas espanholas do final do século XVI .Pedro perseguiria  os assassinos de D. Inês, que tinham fugido para o Reino de Castela, Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves que  foram apanhados e executados em Santarém .Segundo reza  a lenda o Rei mandou arrancar o coração de um pelo peito e o do outro pelas costas, assistindo à execução enquanto se banqueteava, o que seria  confirmado por Fernão Lopes. Mas, Diogo Lopes Pacheco conseguiria escapar para França e posteriormente ser perdoado pelo Rei no seu leito de morte.

 Pedro mandou construir  2  esplêndidos túmulos para ele e ela, Pedro I e D. Inês de Castro no mosteiro de Alcobaça, para onde trasladou o corpo da sua amada Inês, em 1361 ou 1362. Juntar-se-ia a ela em 1367. Os corpos estão virados um de encontro ao outro para quando se levantassem se beijassem e abraçarem-se no amor eterno.

Foram escritos ao longo dos anos, desde o séc. XVIII pelo menos, passando Romantismo evidente do séc. XIX e ainda hoje  vários livros sobre Inês e o amor de Pedro. Vários filmes vistos e Remakes.

Dizem na Quinta das Lágrimas, palácio em Coimbra que Inês habitava, no seu jardim há uma fonte que tem uma coloração vermelha produzida por uns fungos  e algumas plantas. Mas, crentes, julgam acreditar  ser as  lágrimas de Inês de amor e sangue pelo seu amado Pedro. Lendas de amor!????????????

 

Luís Louzã Henriques