IPO DE COIMBRA ASSINALA 46º ANIVERSÁRIO DO SNS

IPO37

 

No dia 15 de setembro de 2025, em Coimbra, no dia em que se celebrou o 46.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, em parceria com a Orquestra Sem Fronteiras (OSF), promoveu um concerto no Serviço de Oncologia Médica – Hospital de Dia, no âmbito do programa Música no Lugar Certo que tem assegurado a realização de concertos mensais no IPO.

A OSF é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes e desenvolve esta iniciativa com o apoio do BPI | Fundação "laCaixa".

O concerto pretende celebrar a missão do SNS, o serviço, a proximidade e a dedicação a todos os que dele necessitam, sublinhando que o cuidado é feito não só de ciência e técnica, mas, também, de humanidade, afeto e presença. A Música no Lugar Certo tem o objetivo de promover o bem-estar físico e emocional dos doentes e profissionais de saúde através da música, estendendo, assim, o acesso à fruição cultural em ambiente clínico, convidando o público a participar, ouvir e conversar sobre a música apresentada. A atuação será realizada pelo Quarteto Transversal, agrupamento vencedor das Residências em Música de Câmara da OSF de 2023, composto por Gabriela Martins (flauta), Miguel Lopes (violino), em substituição de Rodrigo Teófilo, Rafaela Riscado (viola d'arco) e Matheus Borges (violoncelo). Os jovens músicos são naturais do interior de Portugal, a zona de atuação da OSF.

Esta iniciativa traz consigo uma reflexão: tal como na música, em que cada voz pode ter o valor de melodia e o potencial de acompanhar e elevar outras vozes, também na saúde cada gesto e cada serviço se completam e complementam em harmonia. É esse espírito coletivo que marca o SNS desde a sua fundação e que, diariamente, faz a diferença na vida de inúmeras pessoas, pela sua missão de assistência, solidariedade e compromisso.

João Pereira Belo
Assessor de Imprensa