EM COIMBRA, LÊ-SE MENOS NO VERÃO?

5 EM COIMBRA 1

 

“Em Coimbra, lê-se menos no Verão” é, talvez essa a ideia de quem gere a Biblioteca Municipal de Coimbra. Isto a julgar pela alteração do horário da abertura da biblioteca.

Se anteriormente, com os mesmos funcionários, era possível frequentar a biblioteca até às 18h30, pela informação que temos, agora os serviços deixam de estar disponíveis nos horários comuns durante os próximos meses de Julho a Setembro para quem usa a Biblioteca Municipal de Coimbra.

Assim o horário de funcionamento da biblioteca municipal que era de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 até às 19h30 e sábado das 13h30 até às 19h30 - vai passar a “horário de Verão” (desde 15 de Julho a 15 de Setembro 2024) para um horário de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e estando encerrada ao sábado. O que levanta graves consequências para quem depende da Biblioteca Municipal de Coimbra para trabalhar e estudar.

Também lembramos que o serviço de braille, na Biblioteca Municipal de Coimbra, também sofre do mesmo problema de alteração de horários.

Lembramos que o serviço de braille advém do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas (1994), e na legislação nacional, mormente na Constituição da República Portuguesa - Artigo 73º e seguintes da CRP. Mas quem necessita do serviço em Coimbra tem que se sujeitar a esta alteração.

Pela informação que chegou a O Ponney, parece prática regular da Câmara concordar com férias de funcionários sem que façam a substituição do serviço.

Talvez haja a coincidência que a responsabilidade da Biblioteca Municipal de Coimbra está sobre a responsabilidade do Vereador eleito pelo PCP/CDU, Francisco Queirós, que tanto foi criticado pelo Vereador da oposição e representante do Somos Coimbra, mas que agora, como Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, formou uma forçada coligação com o Vereador que tanto criticava.

Neste processo, nada natural, a verdade é que um dos serviços importantes na cidade universitária de Coimbra, parece estar a ser gerido sem que se tenha em consideração os utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra.

AF