TRANSPORTES MUNICIPAIS SEM AVISO DE GREVE ?
Algo de estranho se anda a passar nos SMTUC.
Esta semana houve um plenário da Comissão de Trabalhadores dos Transportes Municipais de Coimbra e os utentes não foram avisados.
Não houve qualquer comunicado, afixado nas paragens dos autocarros como sempre é feito. Não foi por falta de aviso prévio por parte dos trabalhadores.
Claro que deu origem a contestações dos utentes e mais que justificadas, pois os autocarros não passavam e ninguém sabia o motivo. E essas contestações caíram sobre os Motoristas, “são uns malandros, vão é trabalhar !” - ouvia-se da boca das pessoas que necessitavam de transporte.
Ora, quando há plenários ou greves cabe à administração dos SMTUC, depois de receberem o comunicado enviado pelo Sindicato, informar a população.
No próximo dia 6 de Junho haverá novo plenário e a Administração dos SMTUC já recebeu o aviso. Esperemos que não dê outra “branca” à Srª Vereadora.
As pessoas andam muito insatisfeitas com o péssimo serviço dos transportes, mas seria bom que fosse público as razões destes plenários. Podemos apontar alguns dos motivos, enfim, os que consideramos mais pertinentes:
- O subsídio de turno que os SMTUC não pagam;
- A rejeição da administração da criação da comissão de higiene e segurança no trabalho;
- A falta de higiene na sala da Casa do Sal onde os sem-abrigo estão a provocar sérios riscos para a saúde pública;
- Com a questão de os motoristas não terem fardamento apesar de existir um regulamento com obrigações para ambas as partes;
- Com o sistema de avaliação. Existem objetivos com base em regulamentos já considerados ilegais, pelos Tribunais.
A falha de transportes públicos numa cidade é assunto muito sério e causa enormes transtornos, para quem trabalha, estuda, para os mais idosos se deslocarem.
Pede-se que se cumpram as promessas feitas em campanha e respeito por todos os cidadãos. Ou será que mantemos o mais do mesmo?
RP