Academia CantanhedeGym em Grande na Taça de Portugal de Ginástica Aeróbica

IMG-9627.JPGIMG-8485.JPG

 

O Pavilhão Gimnodesportivo da Barrosa, Benavente, foi palco, este fim de semana, de mais uma Taça de Portugal de Aeróbica, numa co-organização entre a Federação de Ginástica de Portugal e o Clube União Artística Benaventense. Com um total de doze clubes em competição, a prova contou com dois clubes filiados na Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro), a ACG – Academia CantanhedeGym e o AgCC – Acrogym Clube de Coimbra. A competir em vários escalões Base e Primeira divisão, o destaque vai para a ACG que conseguiu 17 pódios, num total de 35 medalhas de ouro, 26 de prata e 15 de bronze, tendo um total de 35 ginastas em prova. Em Aerodance, escalão iniciados base, as ginastas Leonor Marques, Maria Clara Oliveira, Maria Inês Santos, Clara Lopes, Gabriela Lourenço, Beatriz Afonso, Filipa Marto e Pilar Albuquerque, arrecadaram a prata, enquanto que o trio iniciado base constituído por Miguel Reis, Lara Cunha e Pilar Albuquerque conseguiram o bronze. No mesmo escalão base, o par misto iniciado constituído por Miguel Reis e Lara Cunha, e o ginasta masculino Miguel Reis conseguiram arrecadar o ouro. Por sua vez, o trio juvenil base constituído por Isabel Laranjo, Carolina Henriques e Gabriela Ferreira conseguiram o bronze, tendo o trio júnior base composto por Bruna Marques, Inês Martins e Inês Machado garantido o bronze. Por fim, a ginasta iniciada base Lara Cunha conseguiu, individualmente, a medalha de bronze.

Em 1º Divisão, a ACG conseguiu igualmente várias medalhas. O grupo juvenil constituído por Catarina Soares, Maria Conceição, Júlia Pereira, Irene Parreiral e Rafaela Matos assegurou a prata, enquanto o trio juvenil constituído por Catarina Soares, Júlia Domingos e Maria Conceição garantiu o bronze. Em Aerodance juvenil, o ouro foi para os ginastas Catarina Soares, Júlia Domingos, Júlia Pereira, Irene Parreiral, Rafaela Matos , Maria Conceição,  Letícia Baptista, e Isabel laranjo. Na mesma especialidade, mas no escalão Júnior, o ouro foi para Inês Martins, Inês Machado, Inês Guiterres, Maria Inês Rodrigues, Sofia Loureiro, Mariana Lages, Sofia Gonçalves, e Maria Melo. A ACG arrecadou ainda mais três ouros, nomeadamente em Aerostep Júnior (Inês Martins, Inês Machado, Inês Guiterres, Maria Inês Rodrigues, Sofia Loureiro, Mariana Lages, Sofia  Gonçalves e Maria Melo), Trio sénior (Beatriz Morais, Sara Ferreira, e Juliana Moço) e em Grupo sénior (Beatriz Morais, Sara Ferreira, Juliana Moço, Ivo Lopes , e Inês Miranda). Ha ainda a referir o 2 lugar da Sara Ferreiras no escalão Individual Feminino Sénior 1º Divisao. Por fim, e ainda nos seniores, o par misto sénior constituído por Ivo Lopes e Inês Miranda, conseguiu a medalha de prata.

As ginastas Beatriz Neves e Beatriz Alves, do AgCC conseguiram o 16º e 17º lugar da classificação geral no escalão juvenil individual, enquanto que o trio Júnior base constituído por Filipa Rodrigues, Maria Celorico e Íris Fonseca lograram o 5º lugar da classificação geral.

Para a AGDCentro, “estes resultados só são surpreendentes para quem não conhece a excelência da ginástica aeróbica na região centro e a paixão de ginastas, treinadores e clubes. Aliás, o facto de a região Centro, nomeadamente Cantanhede acolher de forma consistente a Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica, que ocorrerá no final deste mês, é bem demonstrativo de excelência”.

Nota final para a comunicação recente da FGP com a lista actualizada de ginastas juniores e Seniores Elite, onde aparecem ginastas de clubes da AGDCentro, nomeadamente Inês Guiterres, Maria Inês Rodrigues, Marta Moura, e Sofia Loureiro (Juniores Elite) e João Salvado, Juliana Moço e Tiago Sousa (Seniores Elite), todos da ACG, e Matilde Pedreiro (Júnior Elite), do AgCC.