Amargo de boca

AAC-OAF35.png 

Dói, dói muito perder um jogo ingloriamente, um jogo que podia, e precisava de ser ganho. Mas futebol é futebol, a bola é redonda, e há erros que se pagam caro. E a euforia das favas contadas, também.

O jogo começou com a equipa do Arouca a todo o gás, a carregar sobre a defesa da Briosa, e, tirando partido de um erro infeliz de Mika e companheiros de defesa, marcou o único golo da partida.

Nos “muitos” minutos que se seguiram, o campo foi quase só do Arouca. Todavia, a partir da metade da meia parte, o jogo só deu Académica e alguns fogachos dos adversários.

No segundo tempo, a equipa da Académica recomeçou e continuou pressionante, e impressionante, encantonou a adversária, só que não fez mossa: as ocasiões de golo não foram muitas, e as que aconteceram não tiveram final feliz: os rodriguinhos do futebol planificado, de passo para ti e do devolve-mês, sempre a passo quando não a meio passo, está visto, não resulta, ou, no caso, não resultou.

Azar dos azares: a Briosa, que até o foi, durante três quartos do jogo, superior à equipa do Arouca, perdeu ingloriamente três preciosos pontos, o que a terá afastado de vez da subida.

Se assim for, para o ano há mais “esta época não é para subir”. Enfim!...

 

De outro modo:

A equipa orientada por Armando Evangelista somou a sexta vitória consecutiva, enquanto a "briosa", voltou a claudicar em casa, onde só venceu por uma vez desde 13 de fevereiro.

Com este resultado, o Arouca soma 56 pontos, menos três do que o Vizela, segundo classificado, e a Académica mantém os 55, caindo para o quinto posto.

O único golo da partida foi apontado logo aos 12 minutos, por Arsénio, que aproveitou uma má reposição de bola do guarda-redes Mika. O extremo do Arouca foi mais rápido do que Dias e atirou fora do alcance do guardião academista.

Só próximo da meia hora de jogo é que os estudantes começaram a pressionar o último reduto do adversário, primeiro por Bouldini, aos 26 minutos, num remate de fora de área, desviado pela linha final pelo guarda-redes Victor Braga.

Aos 32 minutos, o avançado da Académica não chegou a uma bola que o deixava isolado e, seis minutos depois, Mike, isolado na área, dominou mal o esférico, que sobrou para o guarda-redes do Arouca.

Ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, Bouldini conseguiu isolar-se, mas, quando fletiu para o meio da área, o remate bateu nas pernas de um adversário e a recarga também.

A segunda metade começou logo com uma jogada perigosa do Arouca, mas, a partir daí, foi a Académica a mandar no jogo até praticamente ao final.

Aos 50 minutos, um cruzamento da esquerda da "briosa" quase dava autogolo, com um desvio de Velasquez que levou a bola a passar por cima da trave da sua baliza.

Os "estudantes" atacavam mais e Bouldini, aos 68 minutos, cabeceou por cima.

Mais tarde, aos 80 minutos, Dias teve nos pés o empate, mas o remate saiu mal e a bola passou ao lado do poste, na sequência de um pontapé de canto cobrado na esquerda.

 

 

Já em tempo de desconto, Adílio quase fazia o segundo golo do Arouca, numa jogada de contra-ataque, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

A sorte de uns é o azar dos outros, e a Académicateve, indubitavelmente. Muito azar. Ou aselhice!

 

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra (EFAPEL)

 

Académica - Arouca, 0-1 (ao intervalo: 0-1).

Marcador: 0-1, Arsénio, 12 minutos.

 

Equipas:

Académica: Mika, Mike (Dani, 86), Rafael Vieira, Zé Castro, Bruno Teles, Dias, Diogo Pereira (Mimito, 73), Chaby (Mayambela, 72), Traquina, Sanca (Fábio Vianna, 85) e Bouldini.

 

Arouca: Victor Braga, Thales Oleques, Basso, Sema Velasquez, Joel, Leandro, Pité (Ofori, 78), Pedro Moreira, Arsénio, Bukia (Adílio, 69) e André Silva (Heliardo, 84).

 

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa) – Fraca arbitragem. Os jogadores do Arouca abusaram do empurrão pelas costas e nunca foram sancionados, além de outras faltas marcadas sempre em desfavor da Académica

 

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Imagem: CATARINA MORAIS/KAPTA

 

A-CA-DÉ-MI-CA

ACA-DÉ-MICA

ACADÉMICA

 

BRIIOOOSAAAAAAAAAAAAAA….