Campeonato Territorial da 2ª Divisão de Ginástica Rítmica Anima Pavilhão do Lordemão

GINASTICA21

 

Decorreu no passado dia 2 de março, o Campeonato Territorial de 2ª Divisão de Ginástica Rítmica, da AGDCentro. Esta é a prova de apuramento das ginastas a partir do escalão de Iniciadas até Séniores, para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão.


A competição contou com a participação dos três clubes associados da AGDC, a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC), o Centro Norton de Matos (CNM) e a Academia de Ginástica Rítmica Aveirogym (AGRA), com um total de 40 ginastas. Para algumas participantes, este foi o primeiro campeonato distrital, marcando um momento importante na sua evolução e permitindo-lhes demonstrar a dedicação e o trabalho desenvolvido pelas ginastas e treinadoras da região.


As primeiras ginastas a competir foram as Iniciadas, onde Maria Teresa Portugal (CNM) se sagrou Campeã Distrital Absoluta neste escalão e vice-campeã em movimentos livres e corda. Em movimentos livres, a Campeã Distrital foi Maria Dinis (AGRA) que, com este ouro e com o terceiro lugar no aparelho corda, alcançou o título de Vice Campeã Distrital Absoluta. Ainda neste escalão, Madalena Varela (CNM) também alcançou o título de Campeã Distrital mas no aparelho corda e foi terceira classificada em movimentos livres, ficando também em terceiro lugar na classificação geral.
Em juvenis, o pódio ficou maioritariamente preenchido pelas ginastas da AGRA, onde a ginasta Ana Melo mais se distinguiu ao subir ao lugar mais alto do pódio nos dois aparelhos (Arco e Bola) e, por consequência, sagrar-se Campeã Distrital no escalão de Juvenis, seguida das suas colegas de equipa Leonor Alves e Filipa Pires que ocuparam os 2º e 3º lugares da classificação geral. Na classificação por aparelho, a medalha de prata e título de Vice-campeã Distrital ficou com Aurora Simões do CNM e a de bronze com Leonor Alves da AGRA; em bola, a Vice-Campeã Distrital foi Filipa Pires da AGRA seguida de Leonor Alves também da AGRA.
No escalão de juniores, Maria Bastos e Filipa Alves, ambas da AGRA, foram constantes nos seus resultados, classificando-se em 1º e 2º lugar respetivamente tanto nos aparelhos de arco e maças como na classificação geral. No aparelho maças foi Alice Marques (CNM) quem alcançou a terceira posição, com uma nota que lhe permitiu também classificar-se na terceira posição na classificação geral. Em maças, foi Leonor Santos (AGRA) que recebeu a medalha de bronze.


Finalmente, no escalão de Seniores, a competição foi renhida havendo várias ginastas medalhadas. No primeiro aparelho com que se apresentaram, maças, o ouro e título de Campeã Distrital, foi para Cristiana Nogueira (AGRA), seguida de Francisca Teixeira (AGRA), Vice-Campeã Distrital, e de Mariana Gomes (AGRA). Já em fita, a vencedora e Campeã Distrital neste aparelho foi Mariana Santos (AGRA), a segunda classificada e Vice-Campeã Distrital foi Joana Campinos (AGRA) e a terceira foi Mariana Gomes (AGRA). Na classificação geral, o título de Campeã Distrital, ficou com Mariana Santos, o de Vice-Campeã com Mariana Gomes e o terceiro lugar com Francisca Teixeira.


Ficaram assim apuradas para o Campeonato Nacional de 2ª Divisão, em representação da AGDCentro, as seguintes ginastas: Iniciadas - Maria Teresa Portugal (CNM), Maria Dinis (AGRA), Madalena Varela (CNM), Bianca Guedes (AGRA), Suri Jesus (AGRA) e Laura Nogueira (ACMC); Juvenis – Ana Melo (AGRA), Leonor Alves (AGRA), Filipa Pires (AGRA) e Aurora Simões (CNM); Juniores – Maria Bastos (AGRA), Filipa Alves (AGRA) e Alice Marques (CNM); Seniores – Mariana Santos (AGRA), Mariana Gomes (AGRA) e Francisca Teixeira (AGRA).

Paulo Oliveira
Professor

07/03/2025