GINASTAS DO CENTRO BRILHAM NO TINGIR 2025
O fim de semana passado foi palco de mais uma prova de Ginástica Rítmica envolvendo dois clubes do centro, a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC) e o Centro Norton de Matos (CNM). Ambos os clubes deslocaram-se a Estarreja, ao Torneio Internacional TINGIR 2025, de onde trouxeram vários lugares do pódio e prémios atribuídos pela organização do Torneio.
No escalão das ginastas mais novas, Infantis 2017, a ginasta de destaque foi Maria Pilar Ferreira (CNM) com a medalha de prata em Corda. Em Infantis 2016, de destacar o 1º lugar em movimentos livres (ML) e corda de Maria Vicente (ACMC); o 2º lugar em corda de Alice Simões, também do ACMC; e o 3º lugar por equipas com as classificações destas duas ginastas juntamente com as colegas Ana Luísa Morais, Leonor Dias e Sofia Marques. Ainda neste escalão, a organização premiou a melhor nota de artístico e a melhor nota de execução, com os Prémios Miss Expressividade e Miss Graciosidade respetivamente, os dois atribuídos à ginasta Maria Vicente (ACMC). Ainda em Infantis 2016, Francisca Barbosa (CNM) também obteve medalha ao classificar-se em 2º lugar em ML e 3º em Corda.
Em Iniciadas de 2ª Divisão, o destaque vai também para ambos os clubes que conseguiram arrecadar várias medalhas e prémios. Em Iniciadas 2014, Madalena Varela, do CNM, subiu ao lugar mais alto do pódio em ML e foi 2ª em Corda, seguida da colega de equipa Teresa Portugal, que foi 2ª em ML e 3º em Corda. As duas ginastas alcançaram o 2º lugar por equipas. Também em Iniciadas 2015, a ginasta Laura Nogueira (ACMC), alcançou o 1º lugar em corda e o 3º lugar em ML, sendo ainda distinguida com o prémio Miss Expressividade no seu escalão. No mesmo escalão competiu a colega de equipa Maria Gaspar, cuja classificação juntamente com a da ginasta Laura Nogueira, permitiu o 3º lugar do pódio por equipas para o ACMC. O segundo lugar neste escalão foi para Miriam Henriques, Madalena Pires e Beatriz Carrito do CNM.
Em Juvenis de 2ª Divisão, Aurora Simões (CNM) foi a ginasta de destaque, classificando-se em 3º lugar com o aparelho Bola. A ACMC conseguiu a medalha de bronze por equipas com as ginastas Filipa Serrano, Leonor Gonçalves e Sofia Barreto.
No escalão de Juniores 2011 de 2ª Divisão, Alice Marques (CNM) foi a ginasta que brilhou ao conquistar a medalha de prata em Arco.
Na 1ª Divisão, em Iniciadas 2015, a medalha de prata em Corda e de bronze em Bola, foi alcançada por Clara Correia (ACMC) enquanto que Sofia Gameiro, do mesmo clube, foi 3ª classificada em ML. Ambas conquistaram o 2º lugar por equipas. No mesmo escalão mas nascidas em 2014, a vencedora foi Maria Benedita Ferreira (CNM) em corda e bola. Gabriela Lucas (CNM), a ginasta de elite do Centro, também esteve em destaque no escalão de Juniores Elite ao sagrar-se campeã em Arco e Bola.
Finalmente em Seniores de 1ª Divisão, Ana Miguel Dias (ACMC) foi 2ª classificada em Bola e ARCO.
A competição permitiu ainda que as ginastas que habitualmente competem em níveis, pudessem também mostrar os seus exercícios, pelo que é de destacar o 3º lugar em ML de Daryna Kostenko (ACMC), Iniciadas nível C, ginasta que recebeu também o Prémio Miss Expressividade. Também nível C mas no escalão de juvenis, a ginasta Maria Rita Ventura (ACMC), foi 2ª classificada em bola. Da mesma forma, também as ginastas Universitárias se puderam preparar para o 1º Campeonato Nacional Universitário e desta forma, Maria Leonor Marques (CNM) pôde competir e vencer no aparelho Maças.
“Todos estes resultados mostram o excelente trabalho que ambos os clubes estão a efectuar nesta disciplina”, reçalva a AGDCentro.
Paulo Oliveira
Professor