Nada mau
No princípio do campeonato da liga Portugal SABSEG escrevi em vários locais: a Académica não pode perder jogos fora nem pontos em casa.
Pensava eu de que…
Dado os maus resultados anteriores, mantenho a fórmula para a manutenção ou, talvez, para ficar na metade superior da tabela.
Como diria La Palisse – ou Lapalisse, consoante os gostos – nem a Académica merecia perder nem o Penafiel merecia ganhar. Por conseguinte, ou por consequência, o resultado ajusta-se ao resultado do prélio realizado no “25 de Abril”, o campo da equipa penafidelense.
O jogo começou em alta velocidade com os penafidelenses a tentar encostar a equipa de conimbricense – há quem de dê cabo da mona a dizer que não é dos “estudantes” – às boxes, só que, passados uns tempos, não longos, os rapazes da Briosa fizeram jus ao nome e deram um “bailinho” aos da casa, um corridinho de vamos lá a isto.
Depois, as coisas equilibraram-se e ora mandas tu ora mando eu, ora estou eu quase a marcar golo ora estás tu
Os guarda-redes não estiveram com meias medidas, defendendo tudo o que ia dirigido às balizas.
Porreiro, pás. A Académica não ganhou o jogo, mas também o não perdeu. O melhor, “enfiou” a bola na baliza adversária – o guarda-redes “defendeu-a” lá “dentro” – mas o árbitro fez vista grossa, E, na última jogada do desafio, com a equipa da Briosa balanceada em mais um ataque à baliza adversária, o árbitro apitou e o jogo acabou…
Gostei da equipa: do girar da bola e, principalmente do arreganho com que os atletas se entregaram à luta, correndo tanto ou mais que os adversários, chegando as mais das vezes – já não escrevia esta frase há muito tempo – primeiro à bola que os adversários queriam trocar entre si, ou melhor, entre eles.
Gostei, repito, valos lá (a) ver se as exibições se mantêm, todavia com pontaria mais certinha…
Relatando:
A ausência de golos foi o pior de um bom jogo de futebol, entre equipas que tudo fizeram para vencer.
Na classificação, o Penafiel isolou-se, para já, no quinto lugar (ao alcance de Mafra e Académico de Viseu, que ainda não jogaram), com 20 pontos. O empate foi pior para a Académica, que mantém o último lugar, ainda que, agora, com seis pontos, ou seja, um total de quatro nas duas últimas jornadas.
As duas equipas vinham de vitórias, um feito maior no caso dos rapazes de Coimbra, por ter sido a primeira no campeonato, e um novo sucesso podia aproximá-las dos objetivos imediatos.
A Académica, estranhamente no último lugar, após uma época em que lutou até ao fim pela subida, discutiu o jogo e lutou de igual para igual pelos pontos frente ao candidato Penafiel, numa primeira parte de qualidade, com oportunidades para os dois lados e que deixou ‘água na boca’.
Édi Semedo, aos sete minutos, e Roberto, aos 19, chamaram a si os lances de perigo dos locais, inicialmente um pouco mais dominadores, replicando a Académica por Traquina e Fatai, aos 10 e 35 minutos, respetivamente.
Os dois guarda-redes também mostraram trabalho de qualidade, tendo sobressaído mais na etapa complementar, marcada por uma forte entrada dos ‘estudantes’, num ‘duelo’ claramente ganho aos avançados.
As melhores oportunidades de golo surgiram na fase final do encontro, com o penafidelense Ronaldo, isolado, a perder para Mika, aos 86 minutos, reagindo a Académica aos 90, com Caio Secco a defender no limite (?) o cabeceamento de Traquina. Nos ‘descontos’, foi João Pedro a falhar a baliza do Penafiel.
Jogo no estádio 25 de Abril, Penafiel
Resultado:
Penafiel 0 – Académica 0
Equipas:
Penafiel: Caio Secco, Edson Farias (Feliz, 80), Silvério, Leandro Teixeira, Ruca, Capela, João Amorim (Ronaldo Tavares, 63), Zé Valente, Robinho, Rui Pedro (Roberto, 62) e Édi Semedo (Vasco Braga, 63).
Académica: Mika, João Pedro, Michael Douglas, Ricardo Dias, David Suahele, Reko, Mimito (João Lucas, 75), Jonathan Toro (Cabballero, 85), Fatai (Hugo Seco, 65), João Carlos (Fábio Fortes, 75) e Traquina.
Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga). Começou a tramar a Académica, andou depois direitinho, e lixou-a no fim. Não viu um golo – e com certeza só eu o vi… - e travou uma jogada de contra-ataque, a última, perigosa para o Penafiel.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Leandro Teixeira (24), Reko (41), Vasco Braga (71) e Robinho (88).
Assistência: cerca de 500 espectadores, alguns de coimbra
A-CA-DÉ-MI-CA
ACA-DÉ-MICA
ACADÉMICA
GRIIOOOSAAAAAAAAA