Não é justo

Academica-0-1-Feirense-AU1I3162-630x422.jpg 

Passada que foi a primeira meia do jogo Feirense vs Académica hoje disputado, o coração encheu-se-me de esperança, e disse cá para com os meus botões: hoje, sim, hoje vamos ganhar, e folgadamente.

Contudo, embora com maior domínio por parte da Académica, a equipa do Feirense começou a impor-se e a Académica a tremelicar. Para isto, contudo, aconteceu que o árbitro - deve ter a “escola” toda – amarelou três atletas da Briosa, três peças fundamentais da equipa, condicionando-lhes a actividade. 

Na segunda parte, a equipa de Vila da Feira entrou mais afoita, mais rápida, a jogar na antecipação e num futebol menos rendilhado que o da turma de Coimbra, mais rápido e directo.

A partir de aí, num jogo durinho, a equipa da casa teve as suas vantagens, marcando um golo irregular, pois o avançado do Feirense cometeu falta sobre o defesa sa equipa forasteira, a nossa Briosa.

A partir daí, a Académica lutou mais que o que jogou, mas, azar dos azares, não conseguiu concretizar nenhuma das duas oportunidades de que dispôs para empatar. Ou seja, a derrota da Briosa foi injusta, pois, para que acontecesse, o Feirense teve ajudinhas e uma ajudona do árbitro.

 

Dito de outra maneira:

O Feirense mantém-se em estado de graça. A equipa de Rui Ferreira venceu a Académica por 1-0 e somou o quarto triunfo consecutivo. Já a Académica não consegue ganhar em 2021/2022.

A expectativa das duas equipas neste início de época, porventura, não era a realidade que vai acontecendo: a verdade, contudo, é que o Feirense entrou para a jornada 5 da Liga Portugal SABSEG em segundo e a Académica no 17º lugar. A equipa de Coimbra, querendo contrariar o mau arranque de época, entrou bastante forte e perigosa. Muito intensa, na forma como pressionou os primeiros homens de construção do Feirense, somou várias recuperações no meio campo ofensivo e teve excelentes oportunidades para marcar, mas ora por causa do guarda-redes Igor, ora por desacerto ofensivo o golo nunca apareceu.

O Feirense teve muita dificuldade em impor o jogo e só começou a ganhar metros a partir da meia hora, no entanto nunca conseguiu causar calafrios a Mika, e a Académica continuou confortável no desafio.

Na segunda parte, as duas equipas apareceram com muita dinâmica e intensidade para lutar pelos duelos, apoiados por uma equipa de arbitragem que deixou o jogo rolar e por isso a partida ganhou maior interesse. O Feirense tomou mais conta do jogo e foi sendo mais perigoso com o evoluir do desafio: as ligações entre Fábio Espinho e Samuel Teles foram massacrando a defesa da Briosa, e o seu treinador viu-se obrigado a mexer por fadiga de vários jogadores. Pelo contrário, o treinador da equipa da casa foi acrescentando 'motivação' para dentro de campo, e as substituições fizeram com que os rapazes da casa criassem mais perigo, quer no futebol organizado quer nas bolas paradas.

O defesa central Bruno Onyemaechi foi a grande figura desse capítulo, fazendo o golo, já nos minutos finais, na sequência de um pontapé de canto e após alguma confusão na área. A Académica insistiu nos minutos finais, teve duas soberanas oportunidades para marcar, por João Carlos, mas o Feirense até podia ter 'matado' o jogo por Samuel Teles, no entanto o triunfo sorriu ao conjunto de Santa Maria da Feira que continua com o excelente arranque de temporada. Já a Académica… queda-se pelos últimos lugares.

 

Jogo no Estádio no Estádio Marcolino, em Santa Maria da Feira

 

Feirense - Académica, 1-0 (ao intervalo: 0-0)

 

Marcador: 1-0, Bruno, aos 84 minutos.

 

Equipas:

 

Feirense: Igor, Diga, Sidney Lima, Ícaro, Bruno, Zé Ricardo (William Palacios, 90+2), Washington (João Paulo, 71), Latyr, Samuel Teles (Tiago Dias, 90+2), Fábio Espinho (Manu, 89) e Steven (Jorge Teixeira, 45). 

 

Académica: Mika, João Pedro (Guilherme, 63), Zé Castro (Reko, 71), Michael Douglas, Fábio Vianna (João Lucas, 82), Ricardo Dias, Mimito (Toro, 71), Michel Lima (João Tiago, 71), Traquina, Fatai e João Carlos.

 

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto) – o melhor jogador do Feirense.

 

Assistência: Cerca de 400 espetadores.

 

Fotografias: Ivo Carvalho/SportOnStage (retirado da net)