TAÇA DE PORTUGAL DE GINÁSTICA RÍTMICA ENCANTA COIMBRA
O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia recebeu este fim de semana a Taça de Portugal de Ginástica Rítmica. A Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC) e a Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) aliaram forças com a Federação de Ginástica de Portugal (FGP) para abrir as portas da cidade a uma das mais preponderantes competições no calendário nacional da modalidade e que contou com a presença de 15 clubes e 138 ginastas de todos os pontos do país. Para além da Taça de Portugal, o Multidesportos recebeu também, o 2º momento de observação dos Conjuntos Juniores para o Apuramento para o Campeonato da Europa e para o Campeonato do Mundo de Juniores de 2023, onde estiveram presentes duas Associações Territoriais - Associação de Ginástica de Lisboa e Associação de Ginástica do Norte - tendo a última alcançado o lugar de Conjunto Júnior Nacional.
A cidade de Coimbra fez-se representar com os seus dois clubes, já com uma longa história de sucessos na modalidade, a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC) e Centro Norton de Matos (CNM), tendo a ACMC logrado alcançar o 3º lugar do pódio, e o CNM o 5º lugar da classificação geral, isto apesar de os resultados não estarem ainda oficializados pela FGP.
Para além da excelente qualidade gímnica que passou pelos praticáveis, o muito público e participantes foram presenteados com momentos de animação tradicional de Coimbra, incluindo uma ginasta de 1ª Divisão da ACMC e aluna do Conservatório de Música de Coimbra, que apresentou uma peça com violoncelo e com o grupo Maio Fado, que deliciou todos os presentes com 2 temas originais na Cerimónia de Encerramento, acompanhados com uma actuação de duas ginastas da ACMC.
Segundo a AGDCentro “o enorme sucesso deste evento, que celebrou a relação entre a nossa associação e a FGP, deixou as entidades com a esperança de que este terá sido apenas o primeiro de muitos momentos a trabalhar em conjunto, trazendo para Coimbra grandes provas do campeonato nacional e internacional”. Ainda segundo a Associação “ficou confirmado o enorme peso que a Ginástica Rítmica tem na nossa região, com dois clubes com equipas técnicas e ginastas de nível internacional, tendo ambos ficado posicionados no top 5 da classificação. Isto é um motivo de orgulho para nós”.
A cerimónia de encerramento contou com o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, parceira do evento juntamente com o Turismo do Centro, assim como com o Presidente da FGP, Luís Arrais.