Editorial 02/02/2024

AS BASES

EDITORIAL 02 02 2024

Algumas pessoas desconsideram a palavra ‘base’ como algo ‘básico’ dando sentido diferente do verdadeiro significado da palavra. A ‘base’ é o que fundamenta, sustenta, apoia. É o que é mais importante porque sem apoio tudo cai.

Ora é exactamente essa base que serve de mote à nossa primeira edição de Fevereiro deste ano de 2024.

Talvez os responsáveis pelos diversos governos de Portugal e também os responsáveis pelos partidos políticos continuem muito esquecido das ‘bases’. Esquece-se que um país é feito por pessoas; que um partido é feito pelos seus simpatizantes e filiados de ‘base’ e que uma região é feita a partir de boas práticas ‘básicas’.

Um dos temas ‘básicos’ que trazemos é exactamente «A ARBORIZAÇÃO EM COIMBRA» como um elemento de sustentação de uma boa organização urbanística. E é exactamente na cidade que deve começar esse cuidado e não, apenas, preservar os espaços reservados a grandes áreas verdes. O espaço verde dentro da cidade é igualmente importante dado que traz mais benefícios do que imaginamos. Por isso convém ler o artigo de uma especialista nesta área, Mara Braga.

Como estamos muito perto da comemoração do 25 de Abril de 74, convém não esquecer que devemos preservar o direito de expressão com a forma de Liberdade e Democracia conquistada com os cravos (sejam eles vermelhos ou brancos). Assim trazemos o artigo « A DITADURA CALA OS CARTOONS» de sublinhar a posição dos partidos portugueses que desejam controlar as vozes discordantes em forma de desenho. Estamos próximo das eleições e é importante termos dados para um voto mais consciente.

Outro dos temas básicos para o desenvolvimento de Portugal é exactamente a educação e assim temos o artigo «MÁS POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL» onde por intermédio da resolução da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) se verifica que o apoio ao ensino superior em Portugal está com grandes irregularidades.

Com irregularidades e má gestão está também o Canil e Gatil de Coimbra. Para ter mais informação ler o artigo «ADOTAR UM ANIMAL ABANDONADO EM COIMBRA?». De notar o desumanismo.

Assim como é desumano a foram como os diversos governos tratam os professores e a Educação em Portugal. O artigo escrito pela professora Sónia Carvão testemunha na primeira pessoa o estado e as condições dos professores no artigo «EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS À BEIRA MAR PLANTADO». Um artigo para ler com atenção pois um país sem uma boa instrução, nem educação é um país que caminha a passos largos para a maior pobreza. Infelizmente já estamos a assistir à meta que nos espera se nada fizermos.

Mudamos para o otimismo dado pela nossa Académica com o artigo do Professor Paulo Oliveira que nos traz boas novas « ACADÉMICA COM 21 MEDALHAS NO OPEN DA MAIA DE GINÁSTICA ACROBÁTICA».

Paulo Freitas do Amaral, traz-nos um artigo de opinião onde questiona os critérios de informação dos canais de televisão, usado para o espaço de antena dos diversos partidos a votação, com o artigo em forma de pergunta «UM POLÍGRAFO PARA AS TELEVISÕES, NÃO EXISTE?».

Rosário Portugal traz uma questão importante que nos ajuda a refletir para as eleições Legislativas de Março com um excelente artigo «DEMOCRACIA E LIBERDADE?». Que vai acontecer? Será que estas eleições vão obrigar a uma segunda volta?

Manuela Jones traz-nos o seu artigo sobre os pecados capitais. Terminando com uma nova visão sobre «A REDESCOBERTA DA PREGUIÇA» um artigo para uma excelente reflexão.

Aconselhamos também os artigos:
«CAMPEONATO TERRITORIAL DE MINI-TRAMPOLIM ATRAI MULTIDÃO AO UNIVERSITÁRIO»;
«DADOS OFICIAIS RELATIVOS À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PORTUGAL - 4º TRIMESTRE DE 2023»;
«Desafio bp SEGURANÇA AO SEGUNDO 2023/24 já começou! »;
«Portugal a Dançar" com uma nova edição em 2024»;
«CEO DA SHINE VAI FALAR DE INOVAÇÃO INCLUSIVA EM LILLE»

Terminamos com um pedido a todos os nossos leitores: nunca percam a esperança. A esperança é a BASE de toda a bondade.

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney