Editorial 04/08/2023

Editorial 4 08 23

 

FAZ SENTIDO FALARMOS DO BOM PORTUGUÊS?

 

Esta é a questão, que se não dita desta maneira, é sempre o tema de conversa transversal a muitas conversas com um amigo filósofo-poeta (e muitas outras nobres artes como o de professor), Eduardo Aroso, conhecido no fado de Coimbra por ser poeta, compositor e intérprete - que também faz favor de ser meu mestre sobre a metafísica do pensamento português.

Numa das nossas muitas conversas - veio à baila a forma como Lusitanos, Moçárabes e Portugueses se juntavam numa terra fértil que espera receber uma ideia política sob a forma de semente que germina apenas neste terreno de boa Cultura.
Este foi o mote do jornal O Ponney. Iniciei por aí e fui rabiscando algumas notas sobre qual é esta «Terra Portuguesa, de Bom Cultivo, Espera Semente» e assim criei uma discussão.

Com estas discussões sobre como resolver a falta de habitação nos municípios mais populosos de Portugal entramos num assunto que está a ser muito bem enterrado e que é a raiz de vários problemas portugueses - a ler no artigo «DEMOGRAFIA DESEQUILIBRADA = PROBLEMAS MAIORES» e que de certa forma também liga a um outro problema que é o problema das pensões de reforma. Este problema que está a ter uma grande revolta em França, mas que em Portugal é muito mais grave e que passa adormecido nos assuntos de discussão política portuguesa - a ler no artigo «O PROJETO DE VIDA É MORRER A TRABALHAR?».

Sobre os problemas que se passam em Coimbra ficamos a saber que o centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra esconde um grave problema de gestão no artigo - «BIBLIOTECA MUNICIPAL A FUNCONAR MAL?» E ainda dentro dos assuntos de Coimbra resolvemos o mistério do terreno que estava a ser comprado pela Câmara de Coimbra no artigo «O MISTÉRIO DO TERRENO A SER VENDIDO À CMC» - temos um especial orgulho em resolver um problema que nem o jornal digital “Notícias de Coimbra” nem o jornal “Notícias ao Minuto” souberam resolver. O Ponney vai marcando pontos no esclarecimento.

Esta edição está marcada, também, por um artigo de uma excelente advogada de Coimbra, Joana Gomes de Freitas, que nos irá explicar as novas regras legislativas. Nesta particular edição traz a divulgação «PERDÃO DE PENAS E AMNISTIA DE INFRACÇÕES: OPORTUNIDADE DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL».

Do desporto falamos, não do tão batido futebol, mas de ginástica no artigo «Região Centro Recebe Três Taças do Mundo de Ginástica em 2024» - não! Não entendeu errado é mesmo assim o assunto e é algo que acontece pela primeira vez na história da modalidade e no país e que honra a região centro portuguesa.

Depois temos os artigos de opinião. Desta vez vamos a Soure perceber as características que se tornam argumentos para criar a área metropolitana de Coimbra - este artigo tem a assinatura do nosso erudito Adriano Ferreira.
Falamos de «ALEGRIA! PAZ E ESPERANÇA» pela pena atenta de Rosário Portugal, que se revela uma pessoa com grande capacidade crítica e se mostra valente - o que a torna uma Portuguesa de gema!

Pela mão de Manuela Jones vem um artigo de opinião onde a nossa amiga faz a pergunta: «SABE QUAL É O MELHOR CAMINHO?» e numa viagem com um amigo se vai descortinando a verdadeira paisagem humana.

E assim, publicamos mais um número d’O PONNEY que esperamos possa fazer pensar e criar uma opinião mais clara sobre as coisas.

Desafiamos os nossos leitores a escreverem para a nossa redação. O nosso e-mail é : info@oponney.pt - esperamos pela vossa opinião, crítica ou sugestão de artigos.


José Augusto Gomes
Diretor do jornal digital O Ponney