Editorial 06-11-2021

Ponney.png

Anda-se um pouco desconcertado com a justiça portuguesa que, é convicção de muitos, se tornou indiferente ao que alguns andam a fazer com impunidade. Banqueiros. Políticos. Rapaziada ligada ao futebol. Não interessa referir nomes - todos sobejamente conhecidos de todos. Mas o desagrado começa a ir para além de. Como é possível não haver justiça para tanta injustiça? Obrigarem-nos a suportar tanto de insuportável?

O Jornal “O Ponney” é um dos muitos Jornais que sofrem com a conjuntura. Mesmo muito. Vive da carolice dos seus colaboradores, alguns deles muito esforçados, que tentam não lhe faltar com nada. Mas tentar-se-á sobreviver. Afinal, trata-se de um Jornal quase centenário. De Coimbra. Da Academia. Da Académica.

A Académica – ai, a Académica. Quem a viu, quem a vê. E como sofre quem a sente. Sempre contas mal contadas. Sempre discursos mal discursados. Sempre resoluções mal deliberadas. E quase sempre maus resultados! Mudar. Mudança. Pode ser? Poderemos ter esperança? Por que não começar a limpar e preparar a próxima época? Já. Agora.

Política, hoje, não! Tem mais uns diazitos, Sr. Doutor. Depois, cá estaremos para lhe dizer a bom dizer, para falarmos sobre a verdade das verdades. E repare na diferença: todos o tratamos por Sr. Doutor! E V.ª Ex.ª, e todos seus colegas doutores e que pertencem à sua Ordem, só tratam por senhores e senhoras o mundo inteiro, mesmo que doutores ou engenheiros ou arquitectos ou o que quer que seja e que pertençam a outras Ordens.

Há novidades por aqui, pelo seu e nosso quase centenário Jornal. Envie-nos a sua história, ou a sua estória, ou o texto que pensa que valerá a pena editar-se. Estaremos sempre prontos para a/o analisar. Principalmente, muito atentos aos nossos leitores. A quem tanto queremos de bem. Saiba que gostamos muito de si. E de Coimbra. E da Academia. E da Académica.

Carlos Guedes, Subdirector

(subdirector.oponney@gmail.com)

(Carlos Guedes não respeita o AO90)