Editorial 07/06/2024

EDITORIAL 07 06 2024

 

A CORAGEM NECESSÁRIA

É sempre necessário um tipo de coragem certa.
Entre os militares, a “coragem” sem noção das consequências é loucura, deixando de ser verdadeiramente ‘coragem’.

Aprendi na minha outra vida, onde vesti farda obrigatória, por minha vontade de ser português e aprendi o que nunca imaginava que me fazia tanta falta. Esquecemo-nos, com muita frequência, o que nos faz falta verdadeiramente. Por isso a vida dá-nos situações que no inicio nos contraria e depois nos ensina.

É, sobretudo, por isso que é necessário usar a coragem necessária.
Ora também é necessária coragem, a quem tem o poder para democratizar o conhecimento e não se acharem “deuses no Olimpo”. Por isso o artigo «SMTUC VAI SER TRANSFORMADO EM EMPRESA MUNICIPAL?» em que O Ponney revela os argumentos a favor e contra. Isto se houver intenção de transformar um serviço municipal numa empresa (ainda que também municipal).

O artigo da nossa recente jornalista, que assina pelas iniciais RP, traz-nos a coragem de alguns pacientes que revelaram os erros num centro de saúde em Coimbra. Com a coragem necessária para afirmar a «URGENTE REFORMA DO SNS».

No meio de tantos erros do Estado Português, onde os fundos da Europa são transportados num “balde roto” em Portugal, O Ponney denuncia a «FAMÍLIA QUE CONTROLA PORTUGAL». Usando de muita hipocrisia que obriga a que seja retirada a máscara. A verdade é que, muitas vezes, o que não é crime perante a Lei não deixa de ser um enorme erro perante o julgamento da ética política.

A nossa vida do dia-a-dia depende muito mais do que imaginamos das decisões de quem tem o poder. Assim, apresentamos o artigo «BANCO EUROPEU VAI BAIXAR TAXAS?». Também nesta situação há duas faces da moeda.

Terminamos os artigos de destaque com o «ACIDENTE COM DOIS AUTOCARROS» que aconteceram esta semana em frente aos HUC. O que está por de trás deste acidente e que, potencialmente, pode haver mais situações idênticas se o Conselho de Administração dos SMTUC não alterar a sua gestão.

A boa notícia trazida pelo professor Paulo Oliveira traz-nos a Académica em pódio nacional. Boas novas do desporto.

Depois temos os artigos de opinião, que inicia com o texto delicioso de Manuela Jones onde somos levados para a coragem dos emigrantes portugueses.
O artigo muito bem escrito por António Pinhas oferece-nos, gratuitamente, um choque elétrico que nos coloca a vida numa perspetiva diferente. O artigo a ler tem como título «TEMOS DE FALAR» e se temos!

Adriano Ferreira, que é associado da Associação de Astronomia Amadora "Alpha Centauri", traz-nos mais uma interpretação pessoal e complexa sobre uma série fantástica que fazia sonhar os jovens dos anos 70/80.

Outros artigos podem levar a que cada leitor descubra o interesse no aparente desinteresse.

Qualquer assunto que tenham ou que queiram partilhar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt

Saudações conimbricenses;

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney