Editorial 10/11/2023
É PRECISO CORAGEM!
A coragem foi eleita como mote para esta semana no jornal O Ponney - esta semana mais do que nunca!
Para quem viveu a passagem do Estado Novo para a Democracia e Liberdade, entende que não basta uma revolução de cravos, nem a mudança de personagem no leme de Portugal para que haja efetivamente uma mudança completa no país. Aqui, mais do que nunca, é exigida coragem para que cada um de nós denuncie o que está errado. Tenha voz e não tenha medo de a expressar!
Se não denunciarmos o erro, acaba por, cada um de nós, sofrer a consequência desse erro, que, eventualmente numa dada altura, nos deu jeito calar. Por isso a falta de coragem nunca compensa!
Escrutinar com coragem e exigir que se cumpra a justiça é de facto o que nos demarca vincadamente de vivermos em ditadura ou em democracia. O Ponney tem este mote muito bem claro e assume juntar vozes que ainda se julgam a viver em ditadura. É sobretudo essa a nossa missão!
Por esta razão entendemos escrever estes artigos, perfeitamente conscientes da sensibilidade de cada assunto, mas com clara consciência que estamos a fazer uso da Liberdade e do escrutínio político que nos dá a Democracia.
Por isso iniciamos a dar destaque a um artigo que pede que haja transparência na gestão do erário público e na responsabilidade de cada responsável pela sua gestão no artigo «HÁ UMA MALDIÇÃO NO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO ?». Onde fazemos a pergunta dada uma certa instabilidade nesta importante instituição de Cultura em Coimbra.
Invocamos a coragem dos alunos que iniciaram um protesto do dia 7 de Novembro contra a posição de assédio nas Universidades. Uma data que deve ser histórica para lembrar a coragem de se exigir justiça e para lembrar que ‘poder’ não é a mesma coisa que ‘abuso’. No artigo «‘NÃO’ SIGNIFICA APENAS NÃO!» falamos do assédio que deve apenas exigir respeito - ainda para mais quando o assediador tem poder hierárquico.
Coimbra tem uma ação onde nos devemos juntar. Estamos a falar da XXIX edição do Caminhos do Cinema Português com alguma informação no artigo «CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS QUER AUMENTAR REPUTAÇÃO EXTERNA».
Um outro artigo que nos faz levantar o problema de que há falha no contrato social entre governantes e governados. Os governados pagam impostos e são obrigado a cumprir a Lei, enquanto da parte dos governantes há uma despesa exagerada para um governo que vai desde contratos com “empresa amiga” que vendem golas anti-fumo inflamáveis até à demissão do Primeiro-ministro não pode ser reduzida à exaltação histérica das calques partidárias! A situação é demasiado grave para continuarmos a ouvir que tudo é escondido a “guerrilhas partidárias”, quando o que está em questão é um país a viver pior. Coragem para lermos o artigo«O CARO GOVERNO DE ANTÓNIO COSTA». Reforço que não é uma questão partidária, mas uma questão nacional.
Dentro da questão da conduta de cidadania questionamos uma prática que consideramos normal, mas será assim? O artigo «ACHADO NÃO É ROUBADO...TENHA CUIDADO!» talvez surpreenda!
O artigo «Ginastas de Cantanhede a Caminho do Campeonato da Europa de Ginástica Aeróbica» não nos vai surpreender pelo esforço dos nossos atletas de Coimbra, mas dão-nos orgulho. Muita força para alcançarem a Vitória!
De parabéns está o IPO Coimbra no artigo«O IPO DE COIMBRA TEM O PRAZER DE ANUNCIAR A CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS DE DEDICAÇÃO À FÍSICA MÉDICA NA SUA INSTITUIÇÃO».
Passamos aos artigos de Opinião. Desta feita um artigo interessante de Paulo Freitas do Amaral que nos traz «LIVRE E PS - GERINGONÇA, PARTE II» como artigo de reflexão.
O artigo «CRESCER COM CORAGEM» onde a nossa atenta Manuela Jones aborda com mestria o aprender com a vida.
O nosso colaborador Adriano Ferreira, Pós-graduado e Conselheiro Autárquico para o Desenvolvimento de Coimbra, traz-nos um artigo de reflexão sobre a área metropolitana «PROJETO COIMBRA METROPLEX Parte XXIII - LICENCIAMENTO INDUSTRIAL "SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL"».
A The Mad Art Gallery, e a sua curadora, Marlene Azevedo, apresentam a exposição "Cromia's" da artista MauriciaS no artigo «CROMIA’S»
Anunciamos «COIMBRA MAIS SUSTENTÁVEL:ENTIDADES LOCAIS REUNIRAM-SE PARA DISCUTIR O FUTURO» numa palestra que nos trouxe dados importantes.
Começámos com o tema da coragem e terminamos no artigo de sobrevivência em tempos extremos «Sobrevivência e preparação» pela escrita de José Ligeiro fechamos a edição desta semana
Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt
Saudações conimbricenses;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney