Editorial 15-05-2021

COIMBRA-2.jpg

Coimbra

Hoje, vou dedicar este editorial à minha cidade e pelos piores motivos.

No domingo passado (dia 9 do corrente mês), o presidente da Câmara Municipal de Coimbra inaugurou com pompa e circunstância um parque canino, junto à Av.ª Dr. Elísio de Moura.

Nada contra: só é pena e triste aquele espaço não ser um parque infantil, uma vez que, não há nenhum nas redondezas.

Para o Senhor Manuel Machado, os animais estão em primeiro lugar. As muitas crianças que habitam nesta zona residencial contentam-se em brincar dentro dos apartamentos, ou nas varandas dos mesmos, vendo os cães a brincar num belo parque ao ar livre.

As eleições estão à porta e as redes sociais são todos os dias vistas pelo pessoal da Câmara, ora, como nesses espaços os animais estão muito acima dos humanos, o Senhor Manuel Machado, devidamente aconselhado deu prioridade aos ditos.

Vivemos numa sociedade em que os animais começam a ter mais direitos que os humanos, senão vejamos: há um animal abandonado, ferido, etc., cai o Carmo e a Trindade. Há crianças e velhos abandonados, com fome e viverem pior que os animais e tudo passa ao lado.

Manuel Machado com a inauguração deste parque canino e sabendo da histeria com os animais, jogou uma bela cartada…

E por falar em abandono, seguimos para a Baixa e para Baixinha desta minha cidade.

Vergonha, das vergonhas: cada dia que passa os graves problemas acentuam-se: não há segurança; a desertificação é cada vez maior; o pouco comércio existente não consegue sobreviver; a degradação está à vista de todos. Na zona do “Bota-Abaixo” e junto à Loja do Cidadão é uma verdadeira desgraça. A droga abunda e não só…

As pessoas têm medo de circular pela Baixa e pela Baixinha a partir das 18 horas.

A Polícia de Segurança Pública, que está a paredes meias com todos estes problemas, é completamente impotente na salvaguarda dos comerciantes e por todos os que por ali circulam.

A cidade está suja, os contentores do lixo têm um cheiro nauseabundo.

Coimbra continua ser a capital de Portugal; é talvez a mais bonita cidade do País, tem uma das melhores Universidades do Mundo, tem empresas de ponta, tem a maior incubadora do País e tem, infelizmente, um presidente de Câmara que não gosta da cidade.

Se nada for feito, e com urgência, perdemos o pouco que ainda nos resta.

Há uma boa novidade: o aeroporto já está a funcionar. Chegou a Cernache o helicóptero ligeiro para o combate inicial aos fogos, assim como, dois aviões anfíbios. Só fica a faltar os aviões para os voos charter…

Quanto ao Metro de superfície, talvez para as Calendas.

Conimbricenses, por favor, quando forem votar escolham com coração e não com os símbolos políticos.

Coimbra precisa urgentemente de alguém que a ame incondicionalmente

VIVA COIMBRA!!!

(Imagens retiradas da net

                                                                                                                                                                                                                                      Maria Leonor Correia