Editorial 15/11/2024

EDITORIAL 15 11 2024

É PRECISO CORAGEM!

A coragem foi eleita como mote para esta semana no jornal O Ponney - esta semana mais do que nunca! Pois lembra-nos o aniversário dos 50 anos da conquista do 25 de Abril de 1974. E a coragem foi sempre o mote em 1974 e que deve continuar depois de 2024.

Para quem viveu a passagem do Estado Novo para a Democracia e Liberdade de expressão, entende que não basta uma revolução de cravos, nem a mudança de personagem no leme de Portugal para que haja efetivamente uma mudança de mentalidade completa no país. Aqui, mais do que nunca, é exigida coragem para que cada um de nós denuncie o que está errado. Tenha voz e não tenha medo de a expressar!

Como vem na Constituição da República Portuguesa, logo no artigo 2º (Estado de direito democrático) que clarifica o que todos deveremos saber: «A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização democráticas (...)» Sendo a Democracia assente na “soberania popular” e na sua participação política.

Por esta razão, se não denunciarmos o erro, acaba por, cada um de nós, sofrer a consequência desse mesmo erro, que, eventualmente numa dada altura, nos deu jeito calar. Por isso a falta de coragem nunca compensa!

O Ponney tem este mote muito bem claro e assume juntar vozes que ainda se julgam a viver em ditadura. É sobretudo essa a nossa missão!

E no seguimento desta missão, O Ponney apresenta um exemplo de coragem e persistência para a abertura de um hospital no interior, contra todas as guerrinhas partidárias e contra outros interesses que não são os do bem das populações. O artigo «“COMPAIXÃO” COM CUIDADOS PALIATIVOS» conta, em resumo cronológico, a luta corajosa de Jaime Ramos que culminou num resultado da abertura do Hospital Compaixão que irá ter no próximo ano cuidados paliativos. Uma história inspiradora de Coragem.

Também apresentamos um artigo onde se revela uma ação de referência que parte de Coimbra e que é exemplo para Portugal. Onde uma equipa médica liderada pelo Professor Doutor Manuel Antunes dá o exemplo de ligação com um país de expressão portuguesa como é Moçambique. O artigo relata uma iniciativa que deve ser uma referência para outras equipas, sejam ou não médicas, tem o título «EQUIPA MÉDICA COORDENADA PELO PROFESSOR MANUEL ANTUNES EM MOÇAMBIQUE».

O artigo «IVA COMO CASTIGO» relata a falta de coerência na aplicação do IVA em produtos alimentares. O argumento que os impostos devem ser entendidos como “penas aplicadas a infratores” sem julgamento, padece de um raciocínio restrito e que desconsidera a liberdade individual...ou não! Mas que deve ser analisado com cuidado e com o máximo de dados.

O artigo «PARQUE DE ESTACIONAMENTO COM GRANDE BURACO» revela um caso em Coimbra onde houve um grande investimento em obras recentes, que naturalmente causaram transtornos aos peões, mas que se verificaram sem o adequado planeamento. O Ponney questiounou a Câmara Municipal de Coimbra e ainda não teve qualquer resposta à data de publicação.

«PREVENIR OU REMEDIAR?» é a pergunta que dá título ao artigo que levanta a questão sobre os veículos que circulam nos passeios e as consequências que podem vir a ser dramáticas. Está na Lei, mas não é aplicada pela maioria de Câmaras Municipais, onde Coimbra também não é exemplar.

O Ponney também dá a notícia sobre «CÁRITAS DIOCESANA DE COIMBRA RENOVA DIREÇÃO PARA NOVO QUADRIÉNIO COM CERIMÓNIA PRESIDIDA POR D. VIRGÍLIO ANTUNES» no dia de hoje.

Nos artigos de opinião abrimos com o testemunho de Manuel Jones que nos traz um assunto muito importante que é a realidade dos Cuidadores Informais. Neste caso específico é relatado um caso real com o título «A LUTA DE HELENA: A REALIDADE DOS CUIDADORES INFORMAIS EM PORTUGAL»

Depois, Paulo Freitas do Amaral traz-nos o artigo testemunha do que se passa nos hospitais com o título «A EUTANÁSIA ESPIRITUAL MINISTRADA NOS HOSPITAIS PORTUGUESES». Um artigo para refletirmos sobre um certo radicalismo que se está a instaurar em Portugal.

A voz inconformada de Rosário Portugal traz-nos o artigo sobre coragem com o título «A REDAÇÃO DO MOVIMENTO DE HUMOR REUNIU-SE!» para ler todas as palavras.

Terminamos, os artigos de opinião com mais uma crónica de Adriano Ferreira.

Outros artigos são apresentados nesta edição.

Começámos com o tema da coragem e terminamos no artigo de sobrevivência em tempos extremos «Sobrevivência e preparação» pela escrita de José Ligeiro fechamos a edição desta semana

Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt

Saudações conimbricenses;

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney