Editorial 17/11/2023

EDITORIAL 17 11 23

 

É TEMPO DE LIMPEZA!

Quando olhamos para as coisas e não sabemos o que fazer é porque estamos em tempo de limpeza!

Seja uma limpeza com vassoura, seja para arrumação de ideias, seja porque temos mesmo que deitar fora muitas coisas, ou pensamentos, que nos atrapalham e este é o mote que escolhemos para esta semana.

Vamos lá arregaçar mangas e limpar! Começamos com a “limpeza” que deve ser feita nos nossos Tribunais. O escrutínio público não abrange as salas de tribunal o que tem acumulado algum pó e O Ponney começa por aqui no artigo com o título «PROMISCUIDADE NO TRIBUNAL» onde casos escaldantes se misturam com uma certa promiscuidade e os dinheiros são guardados em segredos.

Por isso mesmo damos algumas pistas para que possamos ficar milionários. O artigo «COMO FICAR MULTIMILIONÁRIO EM PORTUGAL?» dá algumas dicas para que os nossos leitores possam ficar multimilionários, ou pelo menos aponta como se ganham tanto dinheiro em Portugal.

Como parece que é fácil ficar-se milionário em Portugal talvez faça sentido o título de outro artigo:«SÓ DORME NA RUA QUEM QUER?». Parece que ainda existe este mito na cabeça de muitos decisores. Enquanto tiverem certo que só dorme na rua quem quer a verdade é que nada se faz para resolver uma das maiores feridas sociais.

Continuando num registo de desumanidade política o artigo «A MAIS ANTIGA ALIANÇA COM A ESTUPIDEZ ?» demonstra que o país aliado de Portugal, a mais antiga aliança, também não é nada referência ao que se deseja como política mais humana. Os erros são crassos e, se não houver limpeza, aumenta a sujidade.

O alastramento da sujidade é internacional! O artigo do jornal O Ponney «CLUBE DOS PODEROSOS CHEFÕES» passa uma ronda sobre os estudos e as reações da população de diversos países, o que não nos vai deixar nada tranquilos. Mas é necessário que se saiba onde se acumula a sujidade para que possamos ajudar a limpar.

Mas limpar como?
A primeira recomendação que dou é iniciarmos pela Cultura. Por isso o artigo escrito pelo nosso prestigiado colaborador António Castelo Branco onde a Cultura se mistura com humor no seu artigo «CARAMELOS, QUE NÃO MALTESES» não se pense que ‘caramelos’ significam os doces...só lendo saberemos chegar a Coina!

Damos conta que do evento no passado dia 11 de Novembro no artigo «DUAS DÉCADAS DE NOTÁVEIS AVANÇOS NO IPO COIMBRA».

Depois passamos para os artigos de opinião que começa com o artigo «CAÇA AO HOMEM!» escrito pela bióloga Marlene Assis onde opina sobre uma questão polémica. Nem todos estarão de acordo, mas é necessário que cada um de nós reflita dado que é função maior de O Ponney.

Para continuar a haver a limpeza é necessário que se arrume a casa. E que tal «A “HISTÓRIA LOCAL” DEVERIA SER UM CONTEÚDO A INSERIR NA “EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA”»? Sabermos mais sobre a nossa comunidade deve ser um elemento importante na educação dos nossos filhos - ora é essa a opinião de Paulo Freitas do Amaral.

Uma das nossas mais próximas colaboradoras, Manuela Jones, traz-nos a crónica onde nos traz a sua experiência sobre «TELAS EM BRANCO» seja tela ou pauta ou palco. Uma boa experiência de leitura.

Outro colaborador assíduo, Adriano Ferreira - Pós-graduado e Conselheiro Autárquico para o Desenvolvimento de Coimbra, continua o seu raciocínio para que Coimbra possa ser metrópole no seu brilhante artigo «PROJETO COIMBRA METROPLEX Parte XXIV - HISTÓRIA TRIDIMENSIONAL DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE COIMBRA DOS ÚLTIMOS SÉCULOS» Um artigo para uma boa reflexão.

A ginástica em Coimbra traz-nos excelente resultados e ocupam menos atenção do que deveria. Por isso O Ponney considera a sua publicação. «Ginasta da Académica Vice-Campeã do Mundo por equipas em Duplo Mini-Trampolim» que nos dá muito orgulho e que O Ponney dá os parabéns pelo excelente resultado.

Prepare-se para uma experiência única e enriquecedora. No dia 21 de Novembro de 2023, das 10h30 às 12h00 CET cada um de nós está convidado a juntar-se à Conversa Internacional sobre Prescrição Cultural e Bem-Estar. Na secção de Coimbra anunciamos este evento e alguns pormenores para acederem.

Terminamos com os conselhos de José Ligeiro sobre as questões da sobrevivência na nossa secção de curiosidades.

E assim terminamos a lista de produtos para limpeza, agora é tempo de mãos-à-obra que já se faz tarde!

Para todos quantos entendam criticar ou elogiar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt

Saudações conimbricenses;

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney