Editorial 18-03-2023

Maestro-Jose-Firmino.jpg

Maestro José Firmino

 

Faleceu o prof. José Firmino, um dos nomes mais ilustres da música em Coimbra no século XX Professor de Conservatório, maestro fundador do Choral Poliphónico e do Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, compositor premiado, pedagogo eminente, foi um dos responsáveis pela vinda para Coimbra do Conservatório de Música, hoje uma escola de referência na cidade e no país.

Num país onde a música e a cultura são parentes pobres (basta ver o que se passa com os museus, com o património, com os célebres concursos da Direção Geral das Artes), e em que a formação musical é entendida como um luxo apenas para os ricos (esquecendo a contribuição essencial da música na formação de todos os jovens), o Professor José Firmino foi um nome luminoso em contracorrente.

José Firmino de Morais Soares era natural de Chaves e diplomado pelos Conservatórios de Lisboa, Porto e Coimbra, com os cursos superiores de Composição e Piano.

Em 1981, o seu programa “Música e Fantasia” foi seleccionado pela RTP para um concurso no Japão.

Ao longo da sua vida profissional, recebeu vários prémios nacionais e internacionais de composição, tendo sido também homenageado pelo Ministério da Cultura e pelas Câmaras de Chaves e Coimbra.

Deixa-nos um valioso legado musical.

À Família enlutada o Ponney apresenta sentidas condolências.

Maria Leonor Correia