Editorial 25-02-2023

Coimbra, Sempre na Vanguarda

 

“O sol de Coimbra é diferente do sol do resto do mundo”.

Pedro Rodrigues – in Coimbra dos amores, Coimbra dos doutores

 

Coimbra sempre na vanguarda

 

A Farmacêutica Bluepharma, empresa de Coimbra, é uma fábrica única em Portugal e uma das maiores do mundo no fabrico de produtos orais e sólidos, muito especialmente na área da oncologia e não só.

Nó próximo dia 1 de março, pelas 11h e 45m, na localidade de Eiras, freguesia de Coimbra, vai inaugurar mais uma unidade de produção destinada a medicamentos oncológicos.

Iniciou a sua actividade em 2001, quando adquiriu em S. Martinho do Bispo uma unidade industrial à multinacional Bayer, que na altura empregava 58 pessoas.

Hoje, passados 22 anos, emprega centenas de pessoas e muitas delas ligadas à investigação.

Ao contrário do que as más línguas – ou imbecis? - apregoam, há cada vez mais tecnologia de ponta em Coimbra.

 

Dizer-se que Coimbra estagnou à sombra da Universidade se não é pura mentira é, pelo menos, falácia: a Universidade tem dos melhores cientistas do País; aliás, há em Coimbra mais cientistas por metro quadrado que no resto do País, alguns deles de renome internacional e a orientar estudos de ponta.

Coimbra tem a Incubadora Pedro Nunes que foi classificada entre as 10 melhores incubadoras do Mundo pelo ranking da UBI Global, sendo a única portuguesa a figurar no ranking, atribuição esta concedida recentemente, já em fevereiro de 2023.

 

No Facebook, os coimbrinhas medíocres e os “invejosos” – gente perigosa! - passam a vida a dizer que Coimbra está velha e caduca…Verdade? Não, apenas desatenção ou cegueira; ou, quiçá, a imagem invertida que o espelho lhes transmite.

A velha Senhora, oficialmente ainda Capital de Portugal, poderia, na verdade, estar bem melhor caso a ganância da malandragem lisboeta e alisboetada não arrebanhasse todo o dinheiro que devia ser distribuído por outras cidades, principalmente Coimbra, alma mater e Lusa Atenas, descomplexada, que lhes faz frente e sobrepõe em cultura, em educação, em civismo, em cidadania e, muito especialmente, por estar sempre no topo dos rankings internacionais.

 

Diz Pedro Rodrigues em Coimbra dos Amores e dos Doutores: “Que o sol de Coimbra é diferente do resto do sol do Mundo”.

E é!!!

É esse sol que ensombra o de Lisboa e cega os pataratas distraídos e, pior, os invejosos e maledicentes.

A Universidade de Coimbra, cada vez mais admirada internacionalmente, ímpar, continua a crescer e a impor-se no mundo intelectual. Vários dos seus Doutores/ investigadores dirigem equipas de investigadores multinacionais.

É tudo isto que foi escrito e muito do que faltou que causa engulhos e invejas a muitos desmiolados.

Engulam, se quiserem. Senão, deitem fora!

 

Maria Leonor Correia

Imagens retiradas da net