Editorial 27/09/2024
CRIAR SOLIDARIEDADE
A reciprocidade ou consonância de ideias, de obrigações ou de interesses, entre os membros de uma comunidade, como sentimento que leva alguém a tentar ajudar outro ou outros ou a compartilhar o seu infortúnio, é uma das características mais elevadas do ser que é humano. A que chamamos ‘solidariedade’ como símbolo de uma ideia mais complexa e de um claro humanismo.
O Ponney, como jornal, tem a responsabilidade de apelar à solidariedade para com o elemento mais importante para o desenvolvimento de Portugal, e do mundo, os investigadores científicos que devem permanecer no nosso país. Para isso necessitam de não terem trabalhos precários, sem conhecerem o que lhes vai acontecer no dia de amanhã. Manter as condições precárias dos investigadores científicas é tornar Portugal mais atrasado e sem qualquer possibilidade de competir no mercado internacional.
Nesta missão apresentamos o artigo «APELAMOS À SOLIDARIEDADE PELO DESENVOLVIMENTO DE PORTUGAL» no sentido de engrossarmos a manifestação que inicia hoje, em Coimbra, na portagem às 18 horas. No artigo explicamos o que está verdadeiramente em causa e que se reflete em Portugal de uma forma geral.
Já a falta de solidariedade entre todos, permite que estejamos sob o jugo de uma manipulação onde perdemos a nossa autonomia. O artigo «FANTOCHES DA CHINA» aponta a manipulação que Portugal, ou os países de expressão portuguesa, estão submetidos.
O problema é quando, no nosso próprio país, perdemos a solidariedade. O artigo «DIÁRIO DE UM PORTUGAL ESQUECIDO» mostra como a distribuição desequilibrada de infraestruturas em Portugal e a falta de solidariedade podem tornar Portugal um país ainda mais pobre e mais permeável para ser manipulado.
O artigo com o título «O PODEROSO DESEQUILIBRIO DE PORTUGAL» revela-lhe um dos grandes problemas nacionais que é esquecido por grande parte dos políticos eleitos para o poder central.
E terminamos, os artigos de destaque com uma notícia importante para refletirmos com atenção. O artigo tem o bem-disposto título «QUESTIONÁRIO EM RESSACA DE ERVA» e trata sobre uma situação que aparenta uma medida democrática, mas apenas fica na aparência.
Nos artigos de opinião abrimos com o artigo de Saúl Alves que nos traz uma reflexão sobre «SMART CITIES E SENIORES». Fala-se tanto em tecnologia aplicada em cidades, mas que devem ter em conta os seniores. Será que Coimbra vai ser pioneira como nesta área?
No artigo de opinião da nossa amiga Rosário Portugal, traz-nos o assunto da solidariedade com o título «HERÓIS ESQUECIDOS». Um artigo para uma excelente reflexão.
O motorista dos SMTUC e amigo de O Ponney, traz o artigo «MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM COIMBRA: A URGÊNCIA DE CORREDORES BUS E FISCALIZAÇÃO PARA TRANSPORTES PÚBLICOS EFICAZES» onde levanta muitas questões que devem ser abordadas para uma cidade mais bem planeada. A experiência de quem anda na estrada e cumpre a tarefa de transportar passageiros têm, com certeza, a maior propriedade para falar.
Terminamos os artigos de opinião com um assunto interessante. Manuela Jones traz-nos o alerta para «OS RISCOS DAS PLANTAFORMAS DE ENCONTROS ONLINE». Como qualquer encontro há que estar avisado.
Para terminar chamamos a atenção para a nossa tira de quadradinhos da abelha Abel. Finalizamos com um artigo importante, escrito por um dos nossos colaboradores assíduos, José Ligeiro, que nos traz as profissões importantes para nos prepararmos para a sobrevivência.
Assim, terminamos desejando um fim de semana e boas leituras;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal digital O Ponney