Editorial 27/12/2024

EDITORIAL 27 12 2024

NOVO ANO, NOVAS ESPERANÇAS

Mesmo quando o coração pára ainda há esperança. Por isso a esperança é sempre a última a abandonar-nos.

Para nos dar novo alento é comemorado a passagem para um novo ano no calendário. Porém, o humor está quando esquecemos que só mudamos o ano quando fazemos aniversário

Mas esta comemoração, de passagem de ano no calendário, tem a sua grande importância e nos lembra que podemos começar de novo, aprendendo com os erros anteriores e fazendo melhor caminho em busca de mais momentos felizes. Repete-se o ciclo da aprendizagem de cada um de nós na procura de equilíbrio entre o que nos agrada e o que está certo.

É verdade que este equilíbrio nem sempre é fácil. Nota-se mais nos outros e nas ações de figuras públicas, sobretudo naquelas onde se espera mais honestidade e justiça. Porém esses erros públicos dificultam o equilíbrio do caminho de cada um de nós e revelam-se na organização da comunidade onde nos inserimos.

Ajuda assim o nosso artigo sob a forma de pergunta: «PARA QUE SERVEM OS CONCURSOS PÚBLICOS ?». O artigo alerta para estarmos atentos a que nem mesmo a universidade consegue dar bom exemplo de boas práticas sobre esse equilíbrio entre o que nos agrada e o que está certo.

Da universidade para a câmara em Coimbra, dois dos pontos de maior poder, destapamos os erros que têm consequências muito nefastas para cada um de nós. O artigo «PROGRAMAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM COIMBRA» leva-nos a fazer esta questão muito importante: “Devemos calar e a pactuar com a persistência de um erro, que cresce como “bola-de-neve”; ou devemos apontar o erro e insurgirmos contra a má gestão do dinheiro que tanto nos custa a ganhar?”
Cada um de nós deve responder o que entende fazer. O Ponney já escolheu o seu caminho, enquanto for diretor.

O artigo «CHINA BRINCA COM A UE» revela como a China controla a produção da União Europeia. Esta situação deve ou não alarmar a Democracia e a Liberdade de cada um de nós? Haverá solução para este problema? Talvez haja e talvez parte da solução, esteja aqui em Coimbra.

Para quem quer planear melhor o ano é importante conhecer quando calham nos dias de semana, as comemorações. Por isso o artigo «PLANEAMENTO PARA 2025». Interessante.

No ano novo, são poucas as pessoas que se esquecem de pedir mais dinheiro. Uma necessidade cada vez maior quando o dinheiro é cada vez mais caro. Pois o artigo «CONTRADIÇÕES FINANCEIRAS EM COIMBRA» revela algumas contradições entre o que o executivo da CMC afirma e o que acontece realmente.

O artigo « COMECE O ANO DE 2025 A AJUDAR CRIANÇAS» é um apelo e um convite a que começar o ano de 2025 com uma boa ação.

O nosso amigo António Pinhas enviou-nos um artigo que apesar de curto é...suficientemente forte para nos fazer pensar sobre Coimbra. O artigo de opinião tem o título «GRUPO DE MALFEITORES PARA COIMBRA» e não poupa ninguém sem dizer nomes.

Judite Ramos, a nossa amiga economista e gestora, traz-nos o artigo «ESPREITAR 2025» que nos alerta para o que pode vir em 2025. Como ela escreve “(...)não tem intuito de alarmar, mas o de pensarmos e podermo-nos prevenir ao menor sinal” por isso, talvez seja, urgente a sua leitura.

Num tom mais emocional e contando o seu testemunho pessoal está a nossa amiga Manuela Jones que nos traz um artigo de opinião «RECORDAÇÕES DE NATAIS COM AMOR E DE NATAIS EM SOLIDÃO».

Adriano Ferreira traz-nos um artigo de opinião muito longo e muito complexo com o título a condizer «2001 A Space Odyssey - ou terá sido SPACE: 2099 - UMA OUTRA ODISSEIA QUE NÃO ESTA ».

O Ponney dá espaço e voz a todos.

Assim, desejamos uma BOA MUDANÇA DE CALENDÁRIO, dado que a passagem de ano só fazemos quando comemoramos a data de aniversário, mas que o façamos com um enorme sorriso - são os votos de toda a redação de O Ponney

José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney