Editorial 30-10-2021

O País entrou em invernia…

O mau tempo chegou antecipadamente à política.

 

Com o chumbo do Orçamento de Estado, cabe agora ao Presidente da República a resolução de dissolver a Assembleia, conforme já o disse.

Nestes dias, passa a ser uma estrela mediática (coisa de que tanto gosta).

 

O Senhor Presidente, mais uma vez, esteve na mira dos fotógrafos. Após o chumbo do Orçamento saiu apressado do Palácio de Belém, acompanhado por uma militar, passando por todos os que o esperavam. No meio dos empurrões, caiu um jornalista. O Presidente não fez qualquer declaração e dirigiu-se à caixa Multibanco para efectuar uma qualquer operação bancária (conforme foto do fotógrafo Nuno Fox).

 Foto-Nuno-Fox.jpg

O chumbo do Orçamento veio mais uma vez demonstrar que a geringonça morreu, que estas coligações são complicadas e que o primeiro-ministro ainda vai tentar ver se consegue uma maioria absoluta.

 

Vamos aguardar com a serenidade que nos caracteriza o desenvolvimento dos próximos episódios.

 

E agora Coimbra: o novo Presidente da Câmara está a demonstrar que quer mudar o poder instalado e a tomar medidas que deixam adivinhar que talvez Coimbra volte a ser a cidade que merece.

Quer desfazer-se da viatura Audi, do senhor Manuel Machado e adquirir duas carrinhas para serviço camarário. Desloca-se para a Câmara em viatura própria. Quer que a Universidade passe a colaborar com o executivo e está empenhado em não deixar que o poder central continue a ignorar Coimbra.

 

Esta semana foi lançada a primeira pedra da obra do UC Biomed, que vai albergar o Instituto Multidisciplinar para o Envelhecimento, um dos maiores projectos de infraestruturas  em Portugal.

 

E agora a Académica: lanterna vermelha da segunda liga, cada vez mais endividada, com uma Direcção que não presta contas, nem cartão aos sócios e muito menos consegue dar conta daquilo a que se propôs.

O senhor engenheiro Pedro Roxo e companhia, tal como Marcelo Rebelo de Sousa, estão muito mal nas fotografias.

 

Coimbra e Académica: UMA PAIXÃO

 

Maria Leonor Correia

(Fotografia retirada da net)