Editorial 31/10/2024
MÊS DE CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA
O Ponney, é publicado um dia mais cedo, dado que a nossa redação vai gozar o feriado do Dia de Todos os Santos. Esta é a razão para a antecipação.
E pronto, chegámos ao mês de ‘TODOS’!
Primeiro o dia de Todos os Santos e depois o dia de Todos os Defuntos. O mês de “todos” é, talvez, o mês mais democrático de todos os anos.
Essa democracia tem um gosto a ‘graça’, que não sendo algo que tem piada, tem um estado que só se atinge depois de um grande sofrimento individual e coletivo: o estado da graça. Pois esse estado só se atinge na revisão do que cada um fez e é. Lembrar os defuntos é manter a paz com a consciência e recordar os Santos é entender os caminhos das pedras que escolheram como exemplo.
Não é fácil! Tal como não é fácil olharmos ao espelho e fazermos a paz com a nossa consciência. É sempre mais complicado perdoarmo-nos, mas é o único caminho para a ‘Graça’ ou para a “Natividade”, que se segue ao mês de ‘todos’. E só assim se entra no Natal ou na Graça - como desejarem.
Não é por acaso que este mês que celebra todos, santos ou não, na perspetiva de análise de consciência, acaba por ter o símbolo de Escorpião. Curioso, não acham?
De qualquer forma, a verdade é que a nossa redação decidiu dar continuidade à analise de consciência.
Em análise de consciência deveria estar uma Vereadora que disse sem se arrepender publicamente «“EM COIMBRA, SÓ DORME NA RUA QUEM QUER”» e que é título do nosso primeiro artigo.
Continuando na falta de análise de consciência continuam as «FAMÍLIAS QUE CONTROLAM PORTUGAL». Procurando apenas os interesses pessoais e contribuindo para a destruição de um dos mais antigos países do Mundo. Pois saltam do Estado Novo para a Democracia com um descaramento de quem se considera acima de todos.
Também alertamos os nossos leitores para a «TECNOLOGIA À SOLTA!» e as consequências muito negativas. É necessário que possamos pensar neste assunto para uma boa natividade de Portugal.
O nosso artigo «MUNDO SENTADO NUM BARRIL DE PÓLVORA» alarta os nossos leitores para o que pode acontecer no Mundo.
Também alertamos para a experiência que Coimbra tem sobre esta ideia que conhecemos bem: «PROMESSAS NÃO RESOLVEM OS PROBLEMAS DE COIMBRA». Um artigo que desmonta as promessas feitas em tempo relativo e que em Coimbra é muito longo e em Lisboa é muito rápido.
Temos, depois o artigo «AUTOTRUST: MOBILIDADE INCLUSIVA E RESILIENTE COM A PARTICIPAÇÃO DA CÁRITAS COIMBRA» que aponta um bom caminho.
Os artigos de opinião de Rosário Portugal que nos traz uma reflexão sobre os «EXTREMISMOS E MORTE» e a sua ligação intrínseca.
O artigo de opinião de Manuela Jones traz-nos a reflexão sobre os «BENEFÍCIOS DO CUIDADOR INFORMAL» que facilitam o trabalho do Estado Português, mas que talvez não seja completamente considerado. A importância do cuidador informal, talvez, mereça a atenção de TODOS nós.
Mais artigos para descobrirem com votos de um bom feriado e bom fim-de-semana, aqui no Vosso O Ponney
Qualquer assunto que tenham ou que queiram partilhar, agradecemos que nos enviem para o endereço de e-mail d’O Ponney :
info@oponney.pt
Saudações conimbricenses;
José Augusto Gomes
Diretor do jornal O Ponney