ANSIÃO "Projeto Coimbra Metroplex"
Ansião é mais uma vila portuguesa e desta feita pertencente à região e distrito de Leiria, mas que, em quase tudo tem mais a ver com as vivências sociais de Coimbra, nomeadamente, pela sua aproximação a uma maior oferta de ensino superior e diversidade comercial. Atualmente, rondará os doze mil habitantes, estando limitado a nordeste pelo município de Penela, a noroeste por Soure, a leste por Figueiró dos Vinhos e a oeste por Pombal. Ansião dista de Coimbra pela via rodoviária A13 quarenta e oito quilómetros, enquanto que para a sua capital distrital (Leiria) serão ainda mais nove quilómetros numa relação Coimbra-Leiria.
Em termos patrimoniais, destacaria a Residência Senhorial dos Castelo Melhor, também conhecida como Solar dos Condes de Castelo Melhor ou ainda Paço dos Vasconcelos e localiza-se na freguesia de Santiago da Guarda. Está classificado como Monumento Nacional desde 1978. Atualmente, é propriedade da câmara municipal e durante os trabalhos de restauro do mesmo, foram encontrados no subsolo mosaicos romanos. Nesta freguesia já mencionada, próximo da povoação de Vale de Boi existe um pequeno troço de 'calçada romana'. Em relação ao mesmo Solar, a sua torre é de arquitetura manuelina em cantaria de pedra. Também gostaria de destacar o Pelourinho de Ansião, erguido no século XVII (em 1686) e defronte à Residência Senhorial dos Condes da Ericeira (classificado como imóvel de interesse público em 1933). Hoje, no Largo do Pelourinho fica em frente à sede da Junta de Freguesia, na confluência das ruas Conselheiro António José da Silva (contributo especial para a criação definitiva deste concelho), Combatentes da Grande Guerra e Dr.Adriano Rego. O dito Pelourinho está assente sobre oito bolas de pedra, tantas quantas as freguesias que integram o concelho, desde 13 de janeiro de 1898. A freguesia deste município, Avelar, também é vila e consubstancia um dos grandes aglomerados urbanos (transbordando os dois mil habitantes) e reúne uma grande tradição de indústria têxtil. Infelizmente, em acelerado declínio. Mas, Avelar já tinha sido vila entre os anos de 1514 até 1836 e só recuperou esse estatuto a 21 de junho de 1995 (dois dias depois de o meu filho ter nascido).
Obviamente que, Ansião também detém uma indústria diversificada e destacaria 27 indústrias transformadoras: Limocos - Sociedade Construtora de Móveis e Imóveis, Lda. / LFR - Alumínios, Unipessoal, Lda. / Systelprof - Sistema de Alumínios Profissionais, Lda. (Ansião); Avelmod - Têxtil, S.A. / Centriflex - Cimento Cola e Argamassas do Centro, Unipessoal, Lda. / Leca Portugal, S.A. (Avelar); Mateus & Palricas - Construções e Serralharia, Lda. (Alvorge); Caves Avelar, Lda. / Coolacaso - Cooperativa de Olivicultores do Lagar do Casal Soeiro, C.R.L. / Lagar Camporêz, Lda. / Ansicampo - Móveis e Carpintaria, Lda. / Carporez - Carpintaria, Lda. / Friesen - Indústria de Madeiras, Lda. / Pinumadeira - Comercialização e Transformação de Madeiras, Lda. / Aciperfil - Metalúrgica do Centro, Lda. / Ansimetalwork Portões, Unipessoal, Lda. / L.M. Perfis - Indústria de Perfis e Portas, S.A. / Imagral - Indústria de Mármores e Granitos, Lda. / Tecno - Pan, S.A. (Chão de Couce); Organolusa, Unipessoal, Lda. (Pousaflores); Artur Domingos & Domingues - Produção de Azeite, Lda. / Lagar de Azeite de Vale do Boi, Lda. / Queijaria Prado da Sicó, Lda. / Decovárzea - Carpintaria e Móveis, Lda. / Fersel - Serralharia Civil, Unipessoal, Lda. / Marmordouro - Artigos de Mármore e Granito, Lda. / Portas Via Serra, Lda. (Santiago da Guarda).
O concelho de Ansião, como é do nosso conhecimento, localiza-se na região Centro do nosso país (NUT II) e situa-se na margem esquerda do rio Nabão, com a proximidade da Serra do Sicó e como se percecionou no parágrafo anterior, com destaque para a Zona Industrial Camporêz em Chão de Couce, em plena expansão.
No passado recente, a 24 de janeiro do ano 2020, o município de Ansião assinara o contrato de adjudicação da sua ampliação, no sentido de implementar mais vinte e três lotes destinados a indústria, armazenagem, comércio e serviços. Já a dita Serra do Sicó integra o sistema Montejunto - Estrela, erguendo-se a 599 metros de altitude, cujas terras distribuem-se pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-A-Nova, Penela, Soure e Pombal, numa área total de 1500 Kms. quadrados. Entretanto, tem-se verificado abandono de algumas atividades ligadas à prática agrícola, sobretudo o olival e a pastorícia. No entanto, prevalece a concessão de explorações mineiras, nomeadamente pedreiras, e parques eólicos na serra. Por outro lado, esta serra tem como oferta privilegiada, frutos secos como o chicharro, a noz, passas de figo e uva; ervas aromáticas como o estragão, lavanda, louro, oregãos, salva e tomilho; o Queijo Rabaçal, o Vinho e Mel 'Terras de Sicó' e, por fim, o borrego e o cabrito. Em termos geológicos esta serra é composta por um maciço calcário, apresentando uma elevada variedade de formas carsicas: a Gruta da Lapinha em Condeixa-A-Nova / o Algar da Janeia e a Gruta do Soprador do Carvalho em Penela / as exsurgências na nascente do rio Nabão (Ansião) e na nascente do rio Anços e os canhões fluviocarsicos em Redinha (Pombal).
Os ansianenses tendem costumeira/socialmente para Coimbra e geograficamente estão mais bem posicionados para integrarem a futura área metropolitana de Coimbra. No passado dia 22 de fevereiro, no Centro de Negócios de Ansião, um conjunto de participantes que integraram três 'focus groups', abordaram temas importantes, tais como: "Competitividade Económica e Empresarial", "Turismo e Recursos Endógenos" e "Coesão Social e Qualidade de Vida", para um plano estratégico num contexto de articulação regional de centralidade geográfica, em que, por um lado, o coneta a Leiria, mas que nada o impede de integrar a futura área metropolitana de Coimbra; como exemplos, no imediato, temos no nosso país as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, que integraram nas suas áreas metropolitanas concelhos de outros distritos limítrofes.
No caso do Porto: Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, São João da Madeira, Espinho, Santa Maria da Feira e Arouca (seis concelhos do distrito de Aveiro) e, no caso de Lisboa: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Sesimbra e Setúbal (nove concelhos do distrito de Setúbal). Sendo assim, até mais a sul de Coimbra: Pombal!!
Até à próxima semana,