AUTÁRQUICAS 2025 EM COIMBRA
Não me lembro, desde que soube o que é política, mais ou menos 3 anos depois do 25 de Abril, não fazer uma Campanha Eleitoral. Mas há sempre uma primeira vez para tudo.
Não estando apoiar nenhum Candidato, realmente até estou a fazer algo parecido com Campanha Eleitoral: Tentar não reeleger José Manuel Silva! O que é bem caricato!
Já sei que alguns vão dizer, “lá vem esta a perseguir o Presidente!” Não me conhecem, não sou de perseguir ninguém, mas sim, apontar o que está errado e usar a liberdade democrática, que ainda julgo ter, para não concordar com a governação dos últimos 4 anos e até nos anos do antigo Presidente da Câmara, Manuel Machado.
Mas muito sinceramente, o mandato de José Manuel Silva, para mim, foi surreal! Como nunca tinha visto!
Quando vi que para este próximo mandato apresenta 204 medidas para “continuar a mudar Coimbra”, palavras dele e não minhas, pois o que mudou foi para bem pior, tive que me rir! Será que somou mais algumas às que não cumpriu?
Então fui recordar as 112 medidas apresentadas em 2021.
Tentei encontrar as que foram cumpridas e… confesso que não encontrei! No entanto José Manuel Silva , vende-nos percentagens de sucesso, que juro, não entender tanta inverdade.
Mesmo agora em Campanha onde fica a Sustentabilidade? Todos os dias o caixote do lixo colocado perto das caixas do correio na entrada no meu prédio, vejo o enorme desperdício: flyers e mais flyers, a maioria da Campanha do Somos Coimbra! E olhem que o caixote até é grandinho! Para quê?????? Não são os flyers que nos vão elucidar em quem votar.
Os aproveitamentos para a Campanha do Somos Coimbra, são difíceis de digerir:
- Colocar o Metro BUS a percorrer 5 kms, vejam só, apenas 5 kms e dentro da Cidade, quando a periferia devia ter sido a primeira a beneficiar deste meio de transporte, é vergonhoso! Desculpem, mas não encontro outro adjetivo.
- Mas os transportes públicos são cada vez mais escassos. Autocarros dos SMTUC, a passar de hora a hora? Nunca visto! Está um caos e por isso talvez tantos automóveis ligeiros, a provocarem filas e filas. Não há como gerir a nossa vida de trabalho, levar e buscar filhos à escola de outra forma.
Li no Jornal “Público” o seguinte: “As Eleições Autárquicas mais difíceis da história da Democracia. “
Concordo! Basta haver a expectativa de saber qual será a força do Chega na Governação Regional, o PS já teve muitos melhores dias e a dúvida paira no ar!
Mas focando-me em Coimbra, que é a minha Cidade, onde nasci, cresci, estudei, constituí família, é que realmente me importa.
Não apoio nenhum Candidato, porquê? Alguns, até dizem coisas acertadas, mas repetem-se uns aos ouros e não se vê visão para além do que têm à frente.
Coimbra, que foi uma Cidade com tanto destaque, com Candidatos assim...é triste e lamento pelo “mais do mesmo”.
Há problemas básicos, prioritários, para o bem da Cidade e para todos nós, em que o Sr. Presidente não faz nada! Falta de dinheiro ou mesmo desprezo? Ainda não deu para entender.
Não precisamos de Show- off, como ainda apareceu agora mais um, por parte de José Manuel Silva, utilizando meios das Câmara Municipal, para promover a sua campanha, O TOMI na Baixa “digital de Coimbra”! Será que isto é prioritário?
Depois, relembrar os apoios dados pela Câmara Municipal de Coimbra à APBRA, criada pela altura da eleição de José Manuel Silva em que o irmão do Presidente é um dos fundadores , bem como o amigo José Manuel Diogo, até hoje continua a ser para os Cidadãos, um custo para que fim?
O mesmo aconteceu com o apoio ao Instituto Pedro Nunes (IPN) em que o Presidente é irmão do Presidente da CMC. O IPN, precisa desse apoio, quando as empresas que integram o respetivo Instituto pagam e mais, recebe, o IPN, benefícios Europeus?
Para estas situações há dinheiro, mas para limpeza da Cidade, a começar pelos contentores do lixo, que estão uma miséria, cortar ervas e tratar de jardins, rotundas, melhorar o serviço dos SMTUC, tão badalado por JMS na primeira Campanha, tapar buracos dos passeios que muitos, são um perigo para pessoas com menos mobilidade, idosos e pessoas com deficiência.
Centros de Saúde em estado de conservação lastimável, mais policiamento e principalmente junto das escolas, se bem se lembram, havia um apoio incrível, no tempo da Escola Segura.
Perseguição a Cidadãos, só porque não concordam com ele e o dizem publicamente, quando ainda vivemos num País Democrático e são alvo de queixas crime e Processos em Tribunal?
E muito mais teria a relatar para explicar o porquê da minha Campanha Eleitoral é tentar que o Candidato José Manuel Silva, não seja reeleito, porque quero o melhor para Coimbra.
Dia 12 não faltarei como nunca faltei, a exercer o meu dever e direito: VOTAR!
Rosário Portugal