NÓS E A NOSSA CIRCUNSTÂNCIA

Amadeu-Homem127.png

O comércio internacional, de que depende em larga medida a sustentabilidade de todos os países, realiza-se - quase desde que o mundo é mundo - entre unidades nacionais cujos regimes políticos são muito diversos.

Nunca este princípio foi contestado, por razões de senso comum, Ou seja, nunca foi dito que não se deveria comprar e vender toda a sorte de mercadorias do mercado internacional, devido ao facto dos seus produtores poderem ser apresentados como países autocráticos, ou autoritários, ou defensores da submissão das mulheres aos homens, ou por serem xenófobos, ou racistas - ou por qualquer outra coisa deste género.

Por mim, acho bem. Porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Porque uma coisa é a beira da estrada e outra é a Estrada da Beira. Porque há uma coisa que se chama " princípio da realidade".  Isto não faz de mim xenófobo, ou racista, ou islamista, ou fascista, ou qualquer outra coisa. Isto nem sequer me impede de lamentar que o mundo não seja perfeito. Lamento profundamente que os seres humanos não sejam impecáveis. Lastimo com verdade que os regimes políticos não sejam impolutos.

A verdade é que não são. E o mundo terá de continuar a girar, gerindo o principio de que falou Ortega Y Gassett : cada um de todos nós , é ele e a sua circunstância.

Amadeu Homem