ODISSEIA 2001 versatilizado SPACE:1999 - DESPERTAR

ADRIANO69

Parte V (segunda abordagem 3D = sub-parte A)

No seguimento da primeira série televisiva da década de Setenta "ESPAÇO: 1999", que ficara para a posteridade, iremos nos debruçar nos penúltimos episódios 21.'Space Brain' e 22.'The Troubled Spirit'.

O episódio 21°. é notabilizado pela inclusão da música do primeiro andamento da suite 'Os Planetas', de Gustav Holst.
Uma 'Águia' conjuntamente com a sua tripulação são esmagados até à morte por intermédio de um sinistro campo de energia, em pleno espaço. E, aquando, um dos astronautas desta 'Base Alpha' é possuído por esta anomalia, liberta uma afirmação: "o campo de energia é um cérebro espacial vivo, que respondeu à ameaça com anticorpos." Entretanto, os Alphans planeiam ao máximo evitar uma possível colisão... e 'líglifos' (efeito de influir/aflorar, exercendo no destino uma certa indução electrostática) alienígenas aparecem em todos os ecrãs de 'Alpha'. Vejam, uma enorme rocha disforme, repleta de filamentos amarelos!! Helena Russell: "Bem, está a sofrer um fluxo contínuo de impulsos e ideias... A minha esperança é estimular o 'cerebelo' (parte do encéfalo, relacionado com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais) e restaurar o equilíbrio. Se não conseguirmos isso, muito em breve, ficará esgotado... Vou induzir a concussão neurótica."

Voltamos ao velho problema de como conduzir esta 'Lua'... Danger Nuclear Charge!! Piloto Alan Carter: "As cargas estão carregadas, verificadas e prontas para seguir. Victor Bergman para John Koenig: "A maior parte são dados físicos da própria Lua. Simbiose. Acho que não devias fazer isto, John." Helena Russell: "Eu própria já experimentei durante 'psicanálise avançada'. Ligar o Kelly (alfaniano, paciente em transe, desde que tudo isto sucedeu) electronicamente..."; V. Bergman para J.Koenig (que se oferece como paciente): "Não sabemos se a tua mente será afetada da mesma maneira." Dado que, o Kelly encontra-se ligado ao 'Laser Control Unit'... reparem naquele conglomerado disforme, delgado e esbranquiçado... 'É um organismo vivo... a pulsar de vida e luz...' (na mente de Koenig). Entretanto, Kelly acorda: "Mudar o rumo da Lua para longe do Cérebro. A ideia é aumentar a capacidade de rotação da Lua... Podemos aumentar a pressão atmosférica no interior de Alpha. E neutralizar as forças esmagadoras. Continua V. Bergman: Todos os sensores de pressão estão ligados e prontos a testar." Reparem mais uma vez, esse organismo negro tem saliências enormes de tons vermelho-branco e amarelo... mais parece um planeta cheio de rugosidade. Já, para Alpha, com a sua proximidade... cai um 'manto de espuma', espesso, que vai encobrindo a 'Base'... em jeito de final, com tubagem azul, os 'alfanianos' procereram a toda uma operação de limpeza!

Dan Mateo, um dos botânicos de "Alpha", emite sons ao tocar duma guitarra para um grupo de alfanianos atentos (esses sons intensos propagam-se pelos corredores); acreditado por um lado, de que pode aumentar o fornecimento de alimentos, estabelecendo comunicação telepática com as plantas... já por outro lado, na esperança de desbloquear o segredo da comunicação com as plantas, liberta uma 'força de morte' das profundezas da sua própria 'psique'... este espectro macabro (espírito assassino e desfigurado) procura vingança pela horrível morte de Mateo, que ainda não ocorrera!

Repare-se, numa das suas experiências, no sector Botânico (integrado num grupo de quatro pessoas e recipiente retangular com planta numa porção de terra ao centro daquela mesa, e todos de mãos dadas para um 'transe' instantâneo) ele chega mesmo a desmaiar.

No entanto, os Alphans anseiam quebrar esse ciclo, exorcizando-o sem o matar... Agora, escutem a conversação entre J.Koenig e V.Bergman: "Tanto o ser humano como as plantas possuem um sistema nervoso, no sentido de se estabelecer comunicação entre seres humanos e plantas." V.Bergman para H.Russell: "Aquilo que acontece com os restantes 82% ninguém sabe." H.Russell: "Trata-se do comprimento de onda gerado pela atividade elétrica e que tem origem numa zona primitiva e pouco conhecida do cérebro humano... possuem este comprimento de onda mais vincado do que a maioria que levou esse comprimento de onda a uma intensidade desconhecida."

Comandante! Unidade Hidropónica regista quebra de temperatura.

Até à próxima semana com a sub-parte B desta segunda abordagem deste "Despertar - Parte V".

[Esta publicação é dedicada a um 'primo direito' meu (Tó), que falecera, da localidade de Pinhanços - Seia (Serra da Estrela), que fora um verdadeiro "Pastor de Ovelhas" (herança de um tio meu (Eduardo); uma verdadeira sobrevivência em extinção...)]

Adriano Ferreira - Associado da Associação de Astronomia Amadora "Alpha Centauri"