OUSA PENSAR - A GRÉCIA ANTIGA

atenas-polis-grega.jpg

De um grupo de pequenas cidades-Estados isoladas no meio de montanhas, ergueu-se uma imensa onda de talento e de criatividade a que se deve muito da civilização europeia. Um vasto leque de actividades humanas, do desporto ao teatro, da medicina à filosofia,  ainda hoje segue padrões estabelecidos na idade de Ouro dos Gregos, surgida cerca de  800 a.C. e que  atingiu o auge na Atenas do século V a.C.. As memórias da civilização grega anterior baseada em Micenas tinham sobrevivido a uma idade das Trevas dosd 400 anos,  renascendo nas epopeias dos deuses e dos heróis imortalizados por Homero. Numa época em que as pessoas eram consideradas pelos governantes como pouco mais do que coisas, uma das grandes realizações dos Gregos foi afirmar a dignidade e os direitos do homem, num modelo de governo do qual nasceria a democracia.

A região é montanhosa, muito recortada, e entra pelo Mediterrânio em direcção ao Sul O clima é ameno, mas o solo arável é escasso e disperso: em consequência, os primeiros povoamentos desenvolveram-se independentes, isolados pelo terreno difícil, e frequentemente em conflito. . Muitas vezes, o único meio de comunicação era o mar.

Estes factores conferiram uma identidade fortemente individualistai às cidades da Grécia antiga. À medida que se desenvolviam , evoluiram para cidades-Estados, cujos habitantes demonstravam uma forte lealdade às respectivas comunidades. Chamavam ao Estado a /POLIS, /que significa uma comunidade que actua em conjunto na convicção de que cada cidadão  deveria participar na governação. Assim,  o grego tornou-se um "animal politíco" que devotava grande parte do seu tempo aos assuntos públicos. Isto era particularmente  verdadeiros nos cidadãos de Atenas,  a maior das cidades-Estados.

 In- Outros Tempos.
 

(imagem retirada da net - Polis - Grega)
                                                                                                                     Antarco