TEMOS DE FALAR

TOPINHAS13

 

A expressão que usamos “temos que falar”preanuncia algo mais sério que vai acontecer.

Pois é, “temos que falar” pois avizinha-se uma guerra que se vier a acontecer vai mesmo mudar o mundo como, hoje, o vemos.

É interessante observar como encontro muitas pessoas, e não só os jovens, que se fecham nas suas “bolhas”. Que é o mesmo que dizer que há muita gente, talvez a maioria, que se fecha ao que se passa na realidade. Muitos fecham-se na sua necessidade de sobrevivência, outros nas suas redes sociais, outros no seu mundo mais próximo e, por isto ou por aquilo, acabamos por não perceber o mundo real.

Tenho que voltar a escrever ‘pois é’ confirmando a realidade que nos mostra uma ameaça muito real. Quem sabe que o Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou esta quarta-feira enviar armamento de longo alcance para locais onde possam atingir o Ocidente, em resposta ao fornecimento de armas de alta precisão à Ucrânia para lançar ataques contra alvos em território da Rússia?

Sabe o quanto isto ameaça o nosso mundo onde estamos fechados nas nossas bolhas?

Em entrevista a várias agências noticiosas internacionais à margem do Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, o líder do Kremlin afirmou que a Rússia está a considerar o fornecimento das suas armas de precisão de longo alcance a regiões onde possam ser utilizadas para atingir "infraestruturas sensíveis" dos países que estão a transferir armamento para Kiev.

Putin sublinhou que os soldados ucranianos não têm capacidade tecnológica para utilizar armas ocidentais de longo alcance, pelo que são os especialistas dos países da NATO que devem inserir as instruções de voo com a ajuda de informações dos satélites norte-americanos.

Lembro que o presidente Putin andou a dizer que "se alguém considerar possível fornecer armas" para atacar o solo russo, "isso marcaria o seu envolvimento direto na guerra contra a Federação Russa". Também não podemos esquecer que Putin ameaça dizendo no seu tom agressivo: «Reservamo-nos o direito de agir da mesma forma».

Ora, nestas condições, temos que falar pois façam o favor de sair das vossas bolhas.

Pois olhem que a Alemanha juntou-se recentemente aos Estados Unidos para dar o aval à Ucrânia para atingir alguns alvos em solo russo com armas de longo alcance fornecidas a Kiev, depois de as entregas de tanques alemães a Kiev terem sido um choque para muitos na Rússia, segundo o responsável do Kremlin.

Estão a perceber o que pode vir aí ?

Bem sei que andamos todos preocupados com os problemas do nosso quotidiano e às vezes não nos apercebemos do que pode alterar a nossa vida. E de um dia para o outro, todo o nosso mundo de problemas comezinhos, acaba por ruir e mudamos para um mundo completamente diferente onde o que acreditamos, hoje, acaba por deixar de ter qualquer importância.

Não vos quero alarmar, mas sinto-me obrigado a partilhar a consciencialização da relatividade dos nossos problemas pessoais.

Por favor, considerem que este texto pretende ser um choque para que se apercebam que a vida é apenas uma peça de teatro, onde cada um pode assumir outro personagem.

Tudo se torna mais humorístico quando assumimos que somos apenas personagens numa grande peça de teatro. Tudo se torna mais relativo e menos dramático.

Bom fim de semana a todos.

António Pinhas