25 DE NOVEMBRO DE 1975,

Joao-Castilho23.png

O Movimento das Forças Armadas, em 25 de Abril de 1974, derrubou a o regime ditatorial que governou Portugal durante quarenta e oito e permitiu o restabelecimento da liberdade e da democracia. Foi um dia muito feliz para a grande maioria dos portugueses que ansiavam viver em liberdade e em democracia.

Infelizmente, foram cometidos graves desvios por militares que não sabiam o que era a democracia, com o apoio de partidos da esquerda anti-democrática, instaurando o PREC. Os portugueses viveram um período doloroso com prisões arbitrárias por razões políticas, com saneamentos, com nacionalizações da banca e de grandes empresas e com a ocupação selvática de propriedades agrícolas. Obviamente que assistimos a um descalabro da nossa economia, perdemos as liberdades e caminhávamos rapidamente para a instauração duma ditadura comunista.

Era preciso reagir e restabelecer a liberdade, preparar eleições livres e os portugueses livremente escolheram aqueles que iam governar o país.

Em 25 de Novembro de 1975, os militares democráticos, liderados por Ramalho Eanes acabaram com a anarquia e a insegurança que se vivia, restabelecendo os valores de Abril, a liberdade, a democracia e assegurando eleições livres.

Impediram a ditadura comunista e Portugal passou a ser um país da Europa livre.

Obrigado a Ramalho Eanes e a todos os militares que, com perigo das próprias vidas, restabeleceram a liberdade e democracia, os valores de Abril.

Hoje, quero dar um abraço amigo ao General Ramalho Eanes e desejo que continue com saúde, pois constitui um exemplo de cidadão e uma Reserva Moral deste país.

João Castilho