Caminhos de Infância e NOVA BHRE na luta contra o Trabalho Infantil

TRABALHO INFANTIL1


CAMPANHA NACIONAL PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS ARRANCOU

Caminhos de Infância e NOVA BHRE na luta contra o Trabalho Infantil

 

A Caminhos de Infância, associação de utilidade pública dedicada à promoção de uma infância digna, em parceria com o NOVA Centre on Business, Human Rights and the Environment (NOVA BHRE), anuncia o lançamento de uma nova campanha pela Erradicação do Trabalho Infantil, com o objetivo de combater e sensibilizar a sociedade para o impacto devastador deste problema global. Enquanto muitas crianças regressaram às aulas, 160 milhões de crianças – 63 milhões de raparigas e 97 milhões de rapazes – permanecem sem essa oportunidade, forçadas a trabalhar.
A campanha pretende dar visibilidade a essas crianças e despertar a consciência coletiva para o comprometimento do seu futuro. Com uma forte presença em mupis e outdoors de Lisboa e Tomar, e o apoio das Câmaras Municipais de ambas as cidades, a iniciativa alerta para a gravidade desta violação dos direitos das crianças. A campanha inclui ainda um vídeo informativo, na voz da radialista Inês Lopes Gonçalves, e um site, que sublinham como muitas crianças são impedidas de frequentar a escola devido a este flagelo. O vídeo já começou a ser exibido nos principais meios de comunicação social, reforçando a urgência de enfrentar o problema.
O trabalho infantil permanece uma realidade alarmante, agravada pela pandemia de COVID-19, crises económicas e conflitos armados. Recorde-se que só, entre 2016 e 2020, o número de crianças nesta situação aumentou em 8,4 milhões, muitas delas entre os 5 e os 11 anos. Hoje, cerca de 1 em cada 10 crianças no mundo é submetida a trabalhar, uma situação que para a Caminhos de Infância e o NOVA BHRE exige uma ação imediata.
A Caminhos de Infância destaca o compromisso em lutar por uma infância digna e segura para todas as crianças. “Momentos houve da nossa história em que podíamos invocar o desconhecimento de atrocidades cometidas. Hoje a omissão não pode ser uma opção.” – afirma Inês Poeiras, diretora executiva da Caminhos de Infância.


Por sua vez, a fundadora e diretora do NOVA BHRE, Claire Bright, sublinha a importância de proteger os direitos humanos e promover o trabalho digno em todas as cadeias de abastecimento. "É importante não esquecer o papel que as empresas têm na promoção dos direitos humanos nas suas cadeias de abastecimento, estando disponíveis para implementar medidas corporativas que permitam a erradicação do trabalho infantil”, reforçou.
A campanha está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, respondendo à Meta 8.7, que estabelece o compromisso de eliminar o trabalho infantil em todas as suas formas até 2025. Aproveitando a dinâmica europeia em matéria de devida diligência e responsabilidade social, a parceria entre Caminhos de Infância e NOVA BHRE procura posicionar Portugal como líder na proteção dos direitos das crianças.


Andreia Valentim