Vale mais um gosto que três vinténs

Espaco2.png

A missão da New Shepard, da empresa Blue Origin que transportou um português ao espaço regressou em segurança à Terra.

 

Mário Ferreira, um multimilionário daqueles a sério, é, pois, oficialmente o primeiro astronauta português.

 

O voo suborbital da cápsula que transportou o empresário português e os seus companheiros de tripulação subiu acima dos 100km de altitude, o limite considerado internacionalmente "espaço" e vale o título de astronauta a quem o ultrapassa.

 

O empresário Mário Ferreira tornou-se, assim, o primeiro turista espacial português, membro de um clube exclusivo e reduzido de personalidades que foram ao espaço por lazer -- sem serem astronautas treinados por agências espaciais e sem o objetivo de executar uma missão.

 

Com esta bem-sucedida missão da empresa do fundador da Amazon Jeff Bezos, há agora no mundo 35 pessoas que chegaram ao espaço. Falantes de português são três, dois brasileiros e Mário Ferreira.

 

A sexta viagem tripulada da New Shepard acontece pouco mais de um ano depois da viagem inaugural com passageiros, que levou ao espaço o fundador multimilionário Jeff Bezos, o seu irmão Mark Bezos, a quase-astronauta de 82 anos Wally Funk e o jovem de 18 anos Oliver Daemen. Este não só foi o mais jovem de sempre a embarcar numa viagem suborbital, foi também o primeiro cliente a pagar para fazer turismo espacial com a Blue Origin.

Depois deste feito ultra inédito na gente lusa, somos da opinião que, de imediato, lhe devem ser levantadas estátuas por todo o país, até porque a nave em que voou foi “criada” ao jeito da cabeça do consagrado objecto das Caldas, e o dia 4 de Agosto passe a ser feriado nacional.

Afinal, contrariamente ao que por aí consta, não somos um país de pelintras!