Selecção Territorial de Trampolins da AGDCentro e AAC participam na Loulé Cup

Noticia Loule Cup 2024 1

 

No passado fim de semana, a Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) marcou presença pela primeira vez na prestigiada Loulé Cup com a sua Seleção Territorial de Trampolins, juntando-se à Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) na representação da ginástica do Centro neste evento internacional. Realizada no Pavilhão Joaquim Vairinhos, a 16ª edição da Loulé Cup reuniu mais de 200 participantes de 19 países, incluindo Portugal, França, Bélgica, Estados Unidos, Cazaquistão, Polónia, Egipto, Grécia e Reino Unido, que competiram nas disciplinas de Trampolim, Duplo-minitrampolim (DMT) e Tumbling.
Em DMT, em representação da AGDCentro, os atletas Miguel Marques e Miguel Bejarano (escalão Under 13 Masculino) alcançaram o 8º e 16º lugar nas qualificativas, respetivamente, com Miguel Marques a garantir o 6º lugar na final. No escalão Under 13 Feminino, as ginastas Maria Carlota Monteiro, Maria Inês Areias, Margarida Feio e Joana Freitas conquistaram o 12º, 32º, 33º e 34º lugar, respetivamente. No escalão 13-14 Feminino, participaram Bárbara Fonseca e Maria Carlota Pires, que obtiveram o 27º e 30º lugar.


No Trampolim Individual, Miguel Marques (escalão Under 13 Masculino) terminou no 16º lugar. No mesmo escalão femininos (Under 13 Feminino), Maria Carlota Monteiro ficou em 40º lugar, enquanto no escalão 13-14 F, Bárbara Fonseca alcançou o 28º lugar.


Na modalidade de Tumbling, três ginastas da AGDCentro estiveram em competição. No escalão Under 13 Feminino, Beatriz Fernandes e Juliana Mendes conquistaram o 15º e 12º lugar, respetivamente; no escalão Under 13 Masculino, Gonçalo Santos obteve o 6º lugar, mantendo a mesma posição na final.
Em DMT, e representando a AAC, o atleta Diogo Fernandes (escalão Sénior Masculino) alcançou o 8º lugar na qualificativa 1 e o 13º lugar na qualificativa 2.


A AAC contou também com uma atleta Sénior Feminina de Tumbling, Francisca Pinto, que alcançou o 14º lugar.


A Associação de Ginástica do Centro congratula-se pela “participação bastante positiva da nossa Seleção Territorial de Trampolins numa competição internacional de elevado nível, num contexto de iniciação e afirmação do projeto das seleções territoriais em desenvolvimento pela FGP em parceria com as AT, nos escalões infantis e juvenis, servindo esta prova como referencial para a consciencialização das exigências técnicas das novas esperanças, propulsionadores do desenvolvimento contínuo e formação de promissores ginastas. Nao podemos igualmente deixar de agradecer aos Seleccionadores Territoriais que integraram a comitiva, Jorge Abrantes e Mariana Pombo que com a sua experiência e saber fazer, mitigaram o nervosismo dos estreantes”.

Paulo Oliveira
Professor