HERÓIS ESQUECIDOS

ROSARINHO PORTUGAL 15

 

Mais uma vez, Portugal foi fustigado pelo fogo. Houve mortes, desalojados e enormes prejuízos para agricultores, vinicultores, criadores de animais, etc. Houve quem perdesse o trabalho de uma vida!
Uma situação que me irrita bastante é que assim que começam os incêndios, as redes sociais ficam inundadas de louvores aos nossos heróis. Passados uns dias, já ninguém fala neles.


São nossos heróis ao longo de todo o ano. Nunca sabemos quando precisaremos da sua ajuda. Em qualquer altura do ano, acontecem catástrofes.


Este ano, morreu um Bombeiro que deixou a mulher com filhos menores. Era um Bombeiro Voluntário e, com toda a certeza, o principal sustento da família. Que apoios recebem? Será que se vão preocupar de imediato com a situação em que ficou esta família?


Tudo muito bonito, decretado um dia de luto, ao funeral comparecem sempre as principais Figuras do Estado. A viúva e os filhos mergulhados na sua dor, às tantas nem dão por isso. Mas e no dia seguinte, no outro, e no outro, será que esta mãe terá como sustentar os seus filhos?


Muito sinceramente estou um pouco por fora, mas segundo li, os Bombeiros Voluntários estão cobertos por um seguro em caso de morte. Mas todos sabemos como são demorados estes pagamentos e as crianças não podem esperar.


Os pedidos de ajuda vão aparecendo, por exemplo o de um senhor que, ao ajudar a proteger o que era dos outros, a sua casa ardeu. Ficou com a roupa que trazia vestida. Aparece um NIB, para quem se quiser juntar a esta causa solidária.


Fica a pergunta: de quem é esta conta? É bom que recordemos o que se passou com Pedrogão. Muitos donativos foram feitos e há muitos lesados que nada viram.


O povo português tem essa maravilhosa característica: ser solidário!


Muitos fazem donativos sabe-se lá com que sacrifício, e esse sacrifício tem que ser respeitado. Infelizmente, já desconfiamos de tudo e de todos. Há muita gente que se aproveita da desgraça dos outros. Se essa conta estiver em nome da vítima, ok, toca a ajudar! Agora, se estiver em nome de outra pessoa ou entidade, lamento, mas eu, pelo menos, não caio mais nessa armadilha.


Como sabemos, a Autarquia possui dinheiro proveniente da União Europeia. Existe razão para que os Bombeiros Voluntários de Coimbra andem a pedir esmola para comprar um carro novo, pois perderam um nestes incêndios? Não! Não tem razão de ser. O Município de Coimbra tem de comprar a viatura, pois trata-se da nossa proteção. As lindas palavras do Sr. Presidente da Câmara a agradecer aos Bombeiros da Paz, não os ajudam na nossa proteção.


Enquanto a justiça for meiguinha para com os incendiários, continuaremos a passar por estes infernos. Está tudo errado! Os interesses, os negócios, o dinheiro fala mais alto e assim se perdem vidas e bens de uma vida de trabalho.


Haja esperança e que se veja trabalho para acabar com isto!

Rosário Portugal